O Embaixador da Costa Rica, Norman Lizano Ortiz, visitou Curitiba nos dias 21 e 22 de março. Em primeira instância, reuniu-se com Graciela Bolzon de Muniz, Vice-Reitora da Universidade Federal do Paraná e diversos membros do Conselho Diretor. A UFP tem 30.000 alunos e é uma das 50 melhores universidades da América Latina e está no Top 10 do Brasil.
O Embaixador interessou-se principalmente, em conhecer os cursos de pós-graduação em que a universidade tem liderança, e nas oportunidades para os costarriquenhos participarem das mesmas. O Paraná é um dos estados do sul do Brasil e, portanto, tem muito contato com seus vizinhos de língua espanhola. O Embaixador convidou o Diretor de Assuntos Internacionais, Dr. André Duarte, a visitar o encontro de universidades que a Promotora de Comércio Exterior organizará em setembro, por ocasião da feira internacional Buyers Trade Mission.
Da mesma forma, o Embaixador visitou a Federação do Comércio do Estado do Paraná, Fecomercio, e conversou com o Diretor de Negócios Internacionais, Rui Lemos. A Fecomercio reúne mais de 600 sindicatos patronais dos setores comercial, de serviços e turismo. O Embaixador fez uma apresentação na qual destacou a Costa Rica como foco de atração de investimento estrangeiro direto e destino ideal como centro exportador. Convidou também, ao Costa e outros participantes da reunião para visitar a Costa Rica em uma missão para tour operadoras de turismo que acontecerá em setembro, e a World Trade Mission de setembro.
Por fim, atendendo uma visita do Vice-Prefeito do Município de Curitiba, Sr. Eduardo Pimentel Slaviero, o Embaixador participou da feira internacional Smart City 2023, que acontece em Curitiba e conta com a presença de milhares de participantes da América Latina, entre eles a Costa Rica. Curitiba é um exemplo mundial de planejamento urbano e já foi reconhecida como tal em diversas ocasiões. As municipalidades costarriquenhas tiveram a oportunidade de conhecer esta experiência e adquirir conhecimento.