O Embaixador da Costa Rica, Norman Lizano Ortiz, visitou a Universidade Federal de Sergipe (UFS), localizada em São Cristóvão, para explorar alianças acadêmicas e de pesquisa.
A UFS é a única universidade pública de Sergipe e possui mais de 28 mil alunos. Este ano comemora 55 anos de fundação e atualmente oferece 108 cursos universitários e 48 cursos de pós-graduação. Eles participam dos programas de bolsas acadêmicas de graduação e pós-graduação oferecidos pelo Brasil por meio da OEA.
O embaixador chegou à UFS para conhecer os programas de graduação e pós-graduação internacionais, no campo de atuação da universidade no fluxo de trazer e receber docentes e discentes de outros países.
“Essa reunião é de muita importância, pois nos dá a oportunidade de fazer parcerias em vários campi universitários através das relações internacionais com as instituições de ensino junto ao programa de pós-graduação e a visita de professores tanto na Costa Rica quanto aqui no Brasil, em Sergipe. Além de ser uma forma de aproximar os reitores com os cursos de graduação também. Estou muito feliz em participar desse momento que foi bastante produtivo para todos”, explicou Norman Lizano Ortiz.
O embaixador foi recebido pelo reitor Valter Joviniano de Santana Filho, pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Lucindo José Quintana, e a coordenadora de Relações Internacionais da UFS (Cori), Érica Winand.
Na oportunidade, o reitor da UFS manifestou a importância desta visita para a comunidade acadêmica. “Receber o embaixador da Costa Rica na UFS só mostra o respeito que a instituição tem de organismos internacionais frente à qualificação nos rankings, despertando o interesse de outros países em firmar parcerias com a nossa universidade”, declarou Valter Santana.
A UFS é reconhecida por sua liderança no estudo das relações internacionais e tem ênfase especial em questões de defesa e forças armadas. Por isso, estão muito interessados em conhecer a experiência da Costa Rica como nação democrática e desarmada. Na sequência do encontro, o embaixador prometeu vincular a UFS com instituições acadêmicas e de pesquisa da Costa Rica nesses temas. A possibilidade de intercâmbio de professores e pesquisadores também foi aberta.