A feira agrícola Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, Rio Grande do Sul, mantém um Pavilhão Internacional, dedicado a realização de rodadas de negócios com os expositores. Conforme a organizador do evento, representantes de 55 países participaram desta edição da exposição.
Quem esteve no local nesta quinta-feira (10) foi uma delegação da Costa do Marfim, liderada pelo embaixador do país no Brasil, Diamoutene Alassane Zié. Foi a primeira visita do diplomata ao estado.
O país africano é o maior produtor mundial de cacau, também sendo grande fornecedor de castanha de caju, algodão e borracha natural, entre outros produtos.
Porém, não existam muitas fazendas de porte grande na Costa do Marfim, que tenham os maquinários mais modernos. A visita à feira visou prospectar negócios com máquinas intermediárias, que se adequam à realidade agrária da nação africana.
“Este evento demonstra a evolução da tecnologia agrícola, e permite perceber um panorama sobre os equipamentos. A Expodireto é uma grande vitrine para a agricultura. Nossa população está aumentando e a demanda para produtos agrícolas, subindo”, afirmou o embaixador ao jornal Correio do Povo.
O embaixador marfinense disse ainda que o contato com especialistas em máquinas agrícolas é importante. “Pudemos criar este canal de contato com algumas empresas. Para que eles venham para cá e vejam os equipamentos que aqui estão. Então, desta visita, só quero agradecer, e vamos sair daqui com muitas referências e contatos”, finalizou Sié.