Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em visita a Manaus, o embaixador da Bélgica, Peter Claes, visitou a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) no dia 11 de novembro. Ele reuniu-se com o vice-presidente da instituição, Nelson Azevedo, que detalhou as características dos investimentos no Polo Industrial de Manaus (PIM). “O tratamento para estrangeiros não é diferente do tratamento dado às empresas brasileiras. Nós temos toda uma estrutura para receber uma empresa estrangeira, e queremos que venha para o Brasil, mas principalmente para Manaus”, disse Azevedo.
Segundo o vice-presidente da FIEAM, no Amazonas, as empresas que se instalam no PIM são beneficiadas com isenção de impostos, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o que facilita a vinda e permanência das empresas. As indústrias também dispõem dos serviços de formação de mão de obra, realizados por meio de instituições, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas), que forma em ocupações para a indústria, e o Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas), que além do ensino regular prepara alunos do Ensino Médio para atender as demandas industriais, em parceria com o SENAI.
“Se não tivermos como atender com as instituições locais, temos a cooperação das demais federações para atender a essas demandas, por meio da Confederação Nacional da Indústria (CNI)”, disse Azevedo.
O embaixador Peter Claes teve a oportunidade de conhecer o funcionamento da Moto Honda da Amazônia, uma das maiores empresas instaladas no PIM. Em 2021, as indústrias da Zona Franca de Manaus faturaram R$ 154 bilhões de reais, o equivalente a US$ 29 bilhões, de acordo com os Indicadores Econômicos da Suframa.
* Com informações de FIEAM.