O governador de Santa Catariba, Jorginho Mello, se reuniu com o embaixador da Áustria no Brasil, Stefan Scholz, na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, esta semana.
Além do governador, secretários de Estado e outros convidados participaram de uma conversa com o embaixador para tratar de assuntos diplomáticos entre Santa Catarina e o país europeu.
Entre os assuntos da conversa estão: ampliação da alfabetização em língua alemã, intercâmbio de estudantes, além das questões econômicas e de políticas sustentáveis.
O governador avaliou como positiva a conversa e os primeiros alinhamentos já feitos no encontro desta terça-feira. “Já estamos definindo as políticas para garantir, por exemplo, o intercâmbio de mais jovens catarinenses para aquele país e vice-versa. Temos uma ligação muito forte, principalmente com famílias que são do Vale do Itajaí e que têm ligação direta com a Áustria e outros países da Europa. Além das questões econômicas, como empresas europeias que já investem aqui no nosso estado”, informou o governador.
Já o embaixador austríaco assumiu o compromisso de retornar à Santa Catarina em outubro para visitar a Oktoberfest de Blumenau. “Estou muito feliz em estar aqui com o governador e com os demais convidados tratando de assuntos importantes e que fortalecem ainda mais os laços entre Santa Catarina e a Áustria”, destacou Stefan Scholz.
Segundo o secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, o objetivo desse tipo de encontro é buscar parcerias internacionais e não é diferente com a Áustria. “Queremos buscar acordo de cooperação técnica para o intercâmbio de estudantes, além de trazer produtos e tecnologias para Santa Catarina”, afirmou.
Também fez parte da agenda de Stefan Scholz uma visita à sede da Federação de Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), à Fundação Catarinense de Cultura e à Univali, em Itajaí.
Na quarta-feira (8), o diplomata reuniu-se com o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt. Além do pedido de estreitamento nas relações bilaterais, de turismo e comerciais – em especial com as cidades da língua alemã como Blumenau, Pomerode e Treze Tílias – trataram da importância do fortalecimento do ensino da língua alemã.
Scholz deve retornar à Santa Catarina no mês de Outubro e recebeu do prefeito Mário Hildebrandt o convite para participar da 38ª Oktoberfest.
* Com informações de governo de Santa Catarina.
Deixe seu comentário