Por ocasião da comemoração do 68º dia Nacional da República Argelina Democrática e Popular, o embaixador deste país no Brasil, Rachid Bladehane recebeu convidados no Clube Monte Líbano para uma recepção na noite de segunda-feira (07) em Brasília.
O embaixador argelino iniciou seu discurso ressaltando que “desde sua independência, a Argélia se distinguiu por seus princípios que a capacitaram para liderar a onda de movimentos de libertação da dominação colonial e estar na vanguarda dos países em desenvolvimento que clamam por uma nova ordem mundial”.
Bladehane garante que a tática diplomática de seu país se fundamenta na força da lei e na constância de princípios e posições na justiça, construindo e consolidando pontes de cooperação e solidariedade, contribuindo sempre para a resolução de conflitos e crises por vias pacíficas, relançando dinâmicas criativas para potencializar oportunidades de complementaridade econômica e de desenvolvimento integrado.
No âmbito das relações diplomáticas entre as duas nações, o embaixador disse que “o Brasil foi um dos primeiros países a abrir uma embaixada na Argélia em 1962; e na convergência de nossas percepções sobre muitas questões da atualidade internacional, bem como no desejo dos dois países de promover a cooperação bilateral para elevá-la ao nível do potencial dos dois países e das aspirações dos dois povos”.
Segundo o embaixador, Argélia e Brasil usufruem de importantes projetos de cooperação técnica já em andamento ou cuja implementação efetiva será complementada em um futuro próximo. Bladehane destacou também que as obras do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer em seu país testemunham ainda mais os sólidos e fortes laços de amizade entre as duas nações.
Finalizou informando que na esfera da cooperação econômica e comercial bilateral, as estatísticas brasileiras mostram que a Argélia está entre os principais parceiros comerciais do Brasil tanto na África quanto no Mundo árabe, tendo sido classificada como a principal como a principal fornecedora deste país nos anos de 2016, 2017 e 2018.
Além de um delicioso jantar, a solenidade teve em sua decoração artesanatos do país. A Argélia abrange uma rica história de arte, sendo conhecida mundialmente por seus tapetes de tecelagem e trabalhos belos e delicados em cerâmica esculturas em madeira, cestas e jóias. A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em parceria com a Argélia, desenvolveu um projeto intitulado “Transferência de Conhecimento para a Produção de Gemas Lapidadas, Joias e Artesanato Mineral”.
Fotos do evento