O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, recebeu ontem (16) um almoço de despedida promovido pelo embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Saleh Alsuwaidi. No evento, estiveram presentes os embaixadores da Bélgica, Índia, Palestina, Bangladesh, Áustria, Malta, Luxemburgo, Indonésia, Bahrein e Omã.
Em breves palavras, Saleh Alsuwaidi, destacou que Heiko Thoms, ao longo de sua missão diplomática em solo brasileiro provou sua competência e conhecimento a cerca da política e legislação brasileira. Contou também que tem um carinho especial pela Alemanha e que visita Berlim a cada dois anos.
Elogiando as relações bilaterais compartilhadas entre os Emirados Árabes Unidos e a Alemanha, o embaixador árabe desejou sucesso e prosperidade ao colega diplomata em sua nova jornada.
Heiko Thoms, que está no Brasil desde 2020, disse em seu discurso que sua experiência em Brasília foi maravilhosa, apesar de sua chegada ter coincidido com o inicio da pandemia da Covid-19. Thoms relembrou junto de seus colegas diplomatas algumas de suas visitas oficiais e agradeceu Alsuwaidi pela homenagem.
Sobre o embaixador Heiko Thoms
Antes de chegar ao Brasil, Thoms foi representante Permanente Adjunto da Alemanha no Conselho do Atlântico Norte, Bruxelas. Durante quatro anos, de 2013 a 2017, foi embaixador e representante permanente adjunto da Alemanha nas Nações Unidas, em Nova Iorque. Foi também vice-chefe e depois chefe de gabinete do Ministro das Relações Externas, em Berlim.
Anteriormente, foi conselheiro de Política Europeia, no Parlamento Alemão, em Berlim; representante do embaixador da Alemanha no Comitê Político e de Segurança da União Europeia, em Bruxelas; e cônsul na embaixada da Alemanha em Teerã.
Entre outros, exerceu também cargos de liderança internacional, como membro ilustre do East West Institute; vice-presidente do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e vice-presidente do Conselho Executivo da Divisão para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres da ONU.