Getting your Trinity Audio player ready...
|
No último domingo (24), a Embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Brasília, com o apoio de diversas empresas emirates que operam no Brasil, além de muitas instituições governamentais e privadas brasileiras, organizaram a COP 28 Run. A corrida sustentável e inclusiva aconteceu no Eixão Norte e teve mais de 2000 pessoas inscritas.
O nome da corrida é uma referência à COP28, conferência da ONU sobre as mudanças climáticas, cuja próxima edição será no final deste ano em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e será presidida por Sultan Ahmed al Jaber, ministro da Indústria e Tecnologia Avançada dos EAU.
O embaixador dos Emirados Árabes no Brasil, Saleh Alsuwaidi, explicou na solenidade que: “o objetivo deste evento é promover a saúde, bem como a conferência COP 28 , que é um grande evento a ser sediado pelos Emirados Árabes Unidos no final de novembro”.
A conferência COP28 representa uma oportunidade importante para que todos os países do mundo discutam questões atuais relacionadas ao meio ambiente e às mudanças climáticas, bem como encontrar soluções para os seus impactos negativos na vida e na natureza.
“Os Emirados Árabes Unidos aspiram, com muita esperança, o sucesso da conferência e a realização de um progresso significativo na agenda climática para contribuir na redução das emissões de carbono e apoiar o financiamento de projetos de transição para o uso de energias limpas de uma forma que garanta o crescimento econômico contínuo e o bem-estar para a humanidade e garanta a proteção ambiental”, prosseguiu.
Disse ainda que a pauta da corrida “possui forte cooperação entre o Governo dos Emirados Árabes Unidos e o Governo da República Federativa do Brasil”.
Oscar Caputo, convidado especial da Embaixada dos EAU, possui uma deficiência visual desde os 9 anos. Ele disse durante o evento que “a corrida chegou na minha vida há uns seis anos atrás quando eu percebi que precisava criar resistências pra pra minha vida artística como ator e dançarino e precisava adquirir mais consciência corporal para contribuir também pra pra pras minhas danças”. Disse também que ficou lisonjeado em participar de uma corrida em prol das questões climáticas e do meio ambiente. “Precisamos de muito oxigênio para correr”, brincou.
Aos 85 anos de idade, Adalto Porfirio de Andrade contou que começou a correr com setenta e dois anos. Sua primeira corrida foi junto de seu cunhado e depois disso, não conseguiu parar, adotando a atividade como hobby. “Hoje eu sou cem vezes campeão e vice-campeão internacional, me orgulho muito do que eu faço e minha luta também é a luta de uma família que me apoiou demais pra me tirar dessa vida de ex-alcólatra”, disse.
Após a corrida, o embaixador emirati reiterou os agradecimentos dos Emirados Árabes Unidos pela interação e participação de todos no evento desportivo. Agradeceu também aos funcionários da Embaixada, as empresas emirates no Brasil: Mubadala Capital, Emirates Airlines, First Abu Dhabi Bank, DP World, Dnata, Dubai Chamber of commerce, Acelen e EDGE Group, à Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica ABSOLAR, Techno Sport e sua equipe de trabalho, especialmente ao Sr. Leandro Naves. Na oportunidade, foram sorteadas passagens para a Argentina e Dubai, nos Emirados Árabes.
Os recursos arrecadados com as inscrições serão destinados a projetos de apoio ao meio ambiente e aos povos indígenas do Brasil.
Sobre Oscar Capucho
Natural de Vespasiano, Minas Gerais, o artista é reconhecido pela relevância do seu trabalho artístico e representatividade como uma pessoa com deficiência (Capucho é cego desde os 9 anos, devido um alto grau de miopia).
Formado em teatro pela UFMG, iniciou sua carreira atuando e, já com experiência, recebeu convites para dirigir trabalhos teatrais. Um curioso pesquisador do movimento, sempre se inspirou na dança, a qual lhe proporcionou diversas experiências com importantes artistas e uma relevante participação na cerimônia de abertura das Paraolimpíadas Rio-2016. Hoje, compartilha sua pesquisa ministrando workshops e residências artísticas pelo Brasil e Europa.
Além de se aventurar pelos palcos do mundo, Capucho tem como hobby o atletismo. Já considerado maratonista, ele dança por pistas, estradas e trilhas, faz musculação para se preparar fisicamente e mentalmente para as corridas.
Oscar veio a Brasília como ator do Teatro dos Sentidos em fevereiro de 2023, e agora veio como Maratonista convidado pela Embaixada dos EAU para participar da corrida.
Vencedores
Modalidade 3km
Feminino
Mariana Amadigi Ostettk
Rainara Brito da Silva Santos
Sandra Aragão
Masculino
Joelson Pereira Mesquita
Wanderson Alves da Silva
Luis Felipe Leite Barboza
Modalidade 5km
Feminino
Sueli Pereira Silva
Cruz Nonata da Silva
Letícia Andrade Magalhães
Masculino
Adelson Alves Rodrigues
Josué Pedocchi de Andrade
Julio Cesar Gomes Ribeiro de Oliveira
Modalidade 10km
Feminino
Aline Prudencio de Freitas
Carmen Silva Reges Pereira
Regiane Braga de Souza
Masculino
Ronan Moraes da SIlva
Gil Paulo dos Santos
Glenison Gilbert de Carvalho
Modalidade 05km (PCD)
Feminino
Luciene Antonia de Jesus
Sandra Maria
Karine Vitoria Alves da Silva
Masculino
Robson Zeferino
José Rodrigo Vieira da Silva
Aniceto Antonio dos Santos