Na manhã de ontem, 22 de setembro, a chef Abigail Mendoza, esteve na Residência Oficial da Embaixada do México na capital federal, onde ministrou uma oficina sobre as técnicas de preparo dos ingredientes que dão forma e vida à cozinha tradicional mexicana.
A atividade integrou duas atividades, sendo elas: uma oficina sobre o uso de metate e molcajetes, utensílios básicos para preparar ingredientes como milho, pimenta e cacau, seguida da degustação das delícias gastronômicas preparadas por Abigail.
“Hoje, para mim, é um dia de festa. Ter Abigail Mendoza aqui em Brasília é um verdadeiro lucro. Ela veio de Teotitlán del Valle em Oaxaca, uma reserva cultural, gastronômica, têxtil e espiritual do México”, disse Laura Esquivel, atual embaixadora do México no Brasil, em seu discurso.
Acompanhada por duas de suas irmãs, Abigail Mendoza mostrou aos convidados, alguns dos utensílios que seu povo utiliza no preparo das refeições, destacando o metate, tipo de pedra moída para processar grãos e sementes; e o molcajete, também manuseado para triturar alimentos.
A chef explicou que os metates desgastados apresentam uma superfície muito lisa, e para moer sementes ou outros grãos, é necessário textura. Ao usar este utensílio quando novo, é recomendado usar sal, arroz ou grãos de milho e moê-los até que esses grãos não removam mais a poeira ou pedras do metate.
Com muita descontração, Mendoza ensinou como preparar o delicioso molli, que na língua Nahuatl significa molho. A receita remonta a época asteca, antes da chegada dos espanhóis e geralmente contém frutas, nozes, pimentas e outras especiarias, como canela e cominho.
Nascida na cidade de Oaxaca, México, Abigail Mendoza é uma das cozinheiras tradicionais mais importantes deste país, sendo também uma das mais conceituadas no mundo da gastronomia. Há mais de 30 anos atrás, Mendoza abriu um restaurante em sua cidade natal, o Tlamanalli, o único no mundo especializado na tradicional cozinha zapoteca.
Mendoza veio ao Brasil para participar, representando seu país, no X Congresso Internacional de Nopal e Cochonilha, que aconteceu de 23 a 29 de setembro na cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba.
Aproveitando a passagem em Brasília, Mendoza acompanhou a embaixadora mexicana, Laura Esquivel, para uma conversa com o Representante do IICA, Gabriel Delgado, sobre a importância da agricultura sustentável, baseada no conhecimento ancestral das comunidades zapotecas.
Mais fotos do evento:
Deixe seu comentário