A Embaixada do Líbano realiza, no dia 3 de agosto, um evento de lançamento de um fundo humanitário que tem como objetivo ajudar o Líbano em sua reconstrução e seu povo a se reerguer de um momento tão difícil.
Em 4 de agosto de 2020 uma grave explosão atingiu o Porto de Beirute, resultando em mais de 160 mortes, mais de 6 mil feridos e mais de 300 mil desabrigados.
A criação do fundo conta com o apoio do ex-presidente Michel Temer, que estará presente no lançamento deste projeto do qual ele será Presidente de Honra.
De acordo com a embaixadora do Líbano no Brasil, Carla Jazzar, o evento contará com a presença de diversas autoridades dos três poderes, governadores, prefeitos e nomes de sucesso da comunidade líbano-brasileira das 27 Unidades da Federação, além de outros nomes de peso da sociedade brasileira.
Situação do Líbano hoje
O Líbano enfrenta uma das piores crises dos últimos 150 anos, de acordo com relatório lançado pelo Banco Mundial.
A moeda, Lira libanesa, perdeu mais de 100% do seu valor frente ao dólar e a inflação chegou a 300%. Entre as medidas adotadas naquele país está o congelamento dos depósitos pessoais nos bancos.
Itens essenciais como gás e óleo diesel tiveram suas importações limitadas. Os resultados dessas medidas foram blecautes, falta de alimentos, falta de remédios e de combustíveis, situação ainda mais agravada por conta da pandemia de Covid-19 e os ataques russos na Ucrânia.
*Com informações 100 fronteiras