Em comemoração aos 150 anos da primeira viagem de Dom Pedro II ao Egito, a Embaixada do Brasil no Cairo apresenta, pela primeira vez ao público egípcio, a exposição “Back to Egypt: a Brazilian collection of photographs”. São mais de 90 impressões em alta resolução das fotografias do imperador no Egito do século XIX.
A mostra “De Volta ao Egito: Uma Coleção Brasileira de Fotografias” ficará em cartaz de 3 a 30 de novembro no Centro de Arte de Gezira, no bairro de Zamalek. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Embaixada do Brasil no Cairo e do Ministério da Cultura do Egito, trabalhando juntos e cooperando para a promoção da arte e da cultura”.
Em um artigo publicado no principal jornal do Egito, al-Ahram, o embaixador Antônio Patriota escreveu que “há 150 anos, o Brasil era uma monarquia independente, e o chefe de Estado brasileiro, imperador Dom Pedro II, veio em sua primeira visita ao Egito. Ele viajou ao Egito duas vezes em sua vida, em 1871 e 1876, quando visitou as cidades e locais mais importantes do país, de Alexandria a Wadi Halfa, no atual Sudão. Em suas viagens, coletou mais de 500 fotografias do Egito, que fazem parte da coleção que batizou em homenagem a sua esposa “Dona Thereza Christina Maria”. Hoje, sob a guarda da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) no Rio de Janeiro, a coleção está inscrita no Registro “Memória do Mundo” da UNESCO. Durante as viagens, o imperador manteve um diário e produziu centenas de textos, também reconhecidos pela UNESCO”.
Deixe seu comentário