Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em celebração ao aniversário de 100 anos da “Semana de Arte Moderna de 1922”, movimento que deu o pontapé para a institucionalização do modernismo nas artes brasileiras, a Embaixada do Brasil em Pequim traz para a China, pela primeira vez, reproduções de obras de Tarsila do Amaral, uma das maiores pintoras brasileiras do século XX.
A partir desta terça-feira, a fachada e os muros da Embaixada do Brasil na Avenida Guanghua Lu estão cobertos por banners. Abaporu e Palmeiras estão exibidas na fachada central em peças de 9 metros de altura. O quadro E.F.C.B foi reproduzido em tamanho 5m/3,6m na fachada lateral e as obras Caipirinha, Morro de Favela, Feira I, O lago, Operários, Primavera, Porto l e O batizado de Macunaíma podem ser visualizadas em tamanho 2m/3m no muro lateral do prédio.
Painel explicativo sobre a artista e sua obra também acompanha a mostra a céu aberto, que termina em 31 de agosto de 2022.
“Tarsila do Amaral é tida por muitos como ‘a pintora do Brasil’. Expor reproduções de algumas de suas principais obras pela primeira vez na China é uma forma de celebrar os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 e também o aniversário de 200 anos da independência do Brasil”, disse o Embaixador Paulo Estivallet de Mesquita.
* Com informações de Ibrachina e Agenda Tarsila.