Getting your Trinity Audio player ready...
|
Na última semana, o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, esteve na Conferência com Comandantes de Forças Aéreas – Grupo de Operadores do Gripen (do inglês, Gripen User’s Group – Air Chiefs Conference).
O encontro é apenas para comandantes de Forças Aéreas que operam o Gripen, sendo representantes da Suécia, República Tcheca, Hungria, Tailândia, África do Sul e Brasil.
Reunidos na Embaixada do Brasil em Londres, o encontro se deu em uma data especial: o o aniversário de Santos-Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira.
“É enriquecedor receber os Comandantes de Forças Aéreas que já operam o Gripen, já que eles são experientes e nós estamos começando, ou seja, podemos absorver todo conhecimento operacional, logístico e de montagem de uma Unidade Aérea. Uma atividade importante que traz todas as propostas dos grupos de trabalhos, na qual decidimos, no mais alto nível, o futuro do projeto Gripen de todas as nações envolvidas”, explica o Oficial-General.
O Embaixador do Brasil em Londres, Fred Arruda, recebeu o grupo de Comandantes, e comentou sobre o encontro. “Para nós é motivo de orgulho receber este encontro, pois há muita ciência envolvida no setor aeronáutico e, também, a FAB tem aqui, no Reino Unido, um grande respeito, com prestígio extraordinário e é sempre bom que haja um estreitamento dos laços entre a Força Aérea Brasileira e as demais Forças”, completa.
Realizadas a cada dois anos, esses encontros têm como objetivo tratar questões técnicas e operacionais do Gripen, bem como é um momento em que os Comandantes de Forças Aéreas têm a oportunidade de discutir outros assuntos de interesse comum, além de problema e soluções, treinamentos e possibilidade de desenvolvimento do avião, incrementando características, capacidades e equipamentos.
*Com informações DefesaNet.