Getting your Trinity Audio player ready...
|
Na terça-feira (29), a Embaixada do Bahrein no Brasil realizou um almoço, em sua Residência Oficial em Brasília, para a imprensa. Foram servidas comidas típicas barenitas e brasileiras.
Em seu discurso, o embaixador do Bahrein, Bader Alhelaibi, elogiou o papel construtivo que a imprensa desempenha por meio de suas atividades, representando “um fator fundamental para o sucesso diplomático”.
Alhelaibi aproveitou a oportunidade para falar também sobre a longeva amizade do Bahrein com o Brasil, destacando que as relações entre os países “têm crescido notavelmente desde a fundação da embaixada em 2018” e que, apesar de sua criação recente em comparação com outras embaixadas árabes, “ela tem alcançado sucesso notável em elevar as relações bilaterais a níveis sem precedentes”.
Afirmou que “as relações continuam a conquistar mais realizações através do crescimento contínuo no comércio bilateral, das visitas de alto escalão nos últimos anos, e a formação do Grupo de Amizade entre o Bahrein e o Brasil no Senado e na Câmara dos Deputados este ano”.
O diplomata reforçou que a coordenação bilateral permanece ativa, com quatro rodadas de Consultas Políticas entre os Ministérios das Relações Exteriores dos dois países realizadas até o momento e a quarta rodada agendada para acontecer em breve.
“No próximo ano, celebramos o jubileu de ouro do estabelecimento das relações diplomáticas, onde serão realizados diversos eventos e atividades ao longo do ano para comemorar essa celebração tão significativa para os governos e os povos de ambos os países amigos”, acrescentou Alhelaibi.
O Bahrein será o anfitrião da 33ª Cúpula Árabe no próximo ano, com a participação de 22 líderes árabes. Além disso, em março de 2024, o país celebra o vigésimo aniversário do Circuito Internacional do Bahrein, onde acontece o Grande Prêmio da Fórmula 1.
O diplomata barenita finalizou seu discurso fazendo um convite a todos para “visitar o Reino do Bahrein no futuro para conhecer sua história, cultura e bondade de seu povo”.