Getting your Trinity Audio player ready...
|
Na noite da última quinta-feira (31), o embaixador de Trinidad e Tobago no Brasil, Gerard Greene, recebeu convidados na Residência Oficial, no Lago Sul, para comemorar os 61 anos de soberania e os 47 anos de República caribenha. A festa foi prestigiada por representantes do corpo diplomático, autoridades do governo e amigos da nação.
Independência
Em 2022, Trinidad e Tobago comemorou 60 anos como Estado Independente e 46 anos como República. O recém-independente foi admitido como membro das Nações Unidas em setembro de 1962, o mesmo ano que Jamaica, Argélia, Ruanda e Uganda.
Ao longo das várias décadas de vida desta Organização, vários cidadãos trinitários serviram com distinção aos mais altos níveis. Sabemos que ilustres filhos e filhas de todos os estados aqui representados hoje fizeram o mesmo e saudamos a todos.
Relações Bilaterais
Trinidad e Tobago e o Brasil estão comemorando quase 60 anos de relações diplomáticas formais, e como enfatizado por Greene, ”trabalhamos juntos como Estados membros individuais e compartilhamos a participação em vários grupos regionais, hemisféricos e internacionais. Somos membros fundadores da Comunidade Latino-Americana e Caribenha de Nações, trabalhando para alcançar os objetivos de desenvolvimento da nossa Região”.
“As nossas relações econômicas e comerciais são muito ativas, mesmo enquanto procuramos criar novas oportunidades. A maior parte de nossas exportações para o Brasil deriva de nossos setores energéticos altamente desenvolvidos e em 2022 em nosso comércio bilateral registramos aproximadamente US$ 500 milhões em exportações para o Brasil e cerca de US$ 400 milhões em importações. Também nesta matriz, o Brasil é classificado como nosso terceiro maior mercado de importação e nosso sétimo maior mercado de exportação”, prosseguiu.
Os dois países possuem diversos acordos bilaterais em Energia, Serviços Aéreos, Cultura, Cooperação Científica e Técnica, compartilhando uma base sólida para explorar novas possibilidades de cooperação bilateral.
Relações Caribe e Brasil
Segundo o embaixador: “Estamos agora recuperando significativamente na nossa produção interna e no desenvolvimento de infraestrutura; no nosso desenvolvimento social e nas nossas relações externas, o que inclui o avanço da nossa agenda de integração regional, como membros da Comunidade do Caribe – CARICOM.”
“Tomamos nota do compromisso de Sua Excelência o Presidente Luís Inácio Lula da Silva, com uma ênfase renovada na política externa, no que diz respeito à América Latina e ao Caribe e ao nosso aprofundamento do movimento de integração. Vemos isso como um revigoramento da estreita parceria estratégica do Brasil com a nossa região mais ampla e com o Caribe, em particular”, continuou.
Disse ainda que todo o Caribe está otimista para receber o Presidente Lula num futuro próximo e para interagir com os representantes do Brasil sobre o número de oportunidades de cooperação mais estreita que estão disponíveis. Lembrou também que na última Cúpula da CARICOM Brasil, realizada em Brasília em 2010, uma série de áreas para uma cooperação mais estreita foram colocadas na agenda e várias delas continuam a ter grande significado para o povo caribenho.
“Estamos atentos às necessidades do Caribe nos setores de Saúde, Preparação para Desastres, Gestão e Mitigação, Cooperação e Intercâmbio Científico e Tecnológico, Ensino Superior, Agricultura, desenvolvimento de nossas Indústrias Criativas, Segurança e Turismo”, completou.
Acrescentou que “Trinidad e Tobago também está empenhada em atrair novos investimentos em um mundo que se tornou mais complexo e competitivo. Nossa mensagem para potenciais investidores no Brasil é que Trinidad e Tobago se tornou um local muito lucrativo para novos investimentos, produção e comércio, com base na infraestrutura que implantamos”.
Cultura Trinitária
Este ano, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 11 de agosto como o Dia Mundial do Steelpan, em homenagem ao instrumento nacional de Trinidad e Tobago.
“O Steelpan, com seus belos tons coloridos e ricos sons harmoniosos, foi inventado em Trinidad e Tobago na década de 1930 e hoje enfeita os palcos da música mundial, em todos os gêneros”, disse Greene.
“Além da sua versatilidade musical, músicos e professores de música em escolas e universidades em muitas partes do mundo reconheceram o valor deste instrumento como ferramenta para o ensino de música, e estamos trabalhando para introduzir o Steelpan em programas musicais em escolas e comunidades, aqui no Brasil”, explicou.
Nos setores criativos e nos produtos relacionados com a rica herança cultural e artistas talentosos, os designers de moda e estilistas trinitários têm atraído a atenção mundial.
Conquistas
Este ano, Trinidad e Tobago recebeu uma honra especial com a eleição, por voto unânime, de Sua Excelência o Embaixador Dennis Francis, Representante Permanente do país nas Nações Unidas, para servir como Presidente da 78ª Assembleia Geral.
Em agradecimento, o embaixador afirmou que toda sua nação irá fornecer “o melhor em termos de serviço”, além de agradecer também a todos pela oportunidade de fornecer liderança global neste momento.
O embaixador finalizou seu discurso com um brinde à República de Trinidad e Tobago, em seu 61º aniversário da Independência, e às futuras gerações que, daqui a 200 anos, celebrarão as suas próprias conquistas.
A Secretária para América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, Gisela Padovan, em sua fala destacou as sólidas e fraternas relações compartilhadas entre Brasil e Trinidad e Tobago, reforçando que os laços se estendem desde antes da independência do país caribenho “em 1942 já tínhamos um Vice-Consulado, e três anos depois da independência, subimos para o nível de Embaixada”.
Em seu discurso, Padovan elogiou também a força, determinação e habilidade dos diplomatas trinitários na Organização das Nações. Falou também sobre o fluxo comercial entre os países que, no ano passado, chegou perto de 1 bilhão de dólares, e sobre a possibilidade de incrementar as relações bilaterais no âmbito da cooperação técnica, principalmente no setor agrícola.