Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Embaixada da República de Ruanda na República Federativa do Brasil realizará, na quarta-feira (12), a 30ª Comemoração do Genocídio de 1994 contra os Tutsis em Ruanda (Kwibuka30) sob o tema “Lembrar-Unir-Renovar”. O evento inédito acontece na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Na ocasião, será inaugurada a exposição “A paz é a nossa escolha” que fica aberta ao público até 14 de 2024.
Kwibuka, que significa “Lembrar” em Kinyarwanda, é um período anual de comemoração que começa em 7 de abril e dura 100 dias. Serve como um momento solene para a lembrança de o Genocídio de 1994 contra os Tutsis. Além disso, honra a memória de mais de um milhão Ruandeses que foram mortos nos cem dias do Genocídio.
A solenidade, além de homenagear e apoiar os sobreviventes do genocídio, promove o fim de tais atrocidades, tanto em Ruanda ou em outro lugar. Este ano Kwibuka (Kwibuka30) representa um ciclo geracional desde o Genocídio de 1994 contra os tutsis encerrado pela Frente Patriótica Ruandesa (RPF).
Participam do evento, o Embaixador de Ruanda no Brasil, Lawrence Manzi, autoridades da República de Ruanda, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e parlamentares brasileiros.
Fonte: Embaixada da Ruanda no Brasil.