Getting your Trinity Audio player ready...
|
Na noite de quarta-feira (9), a Embaixada de Israel no Brasil recebeu convidados na Casa Thomas Jefferson em Brasília para a exibição de “Gritos antes do silêncio”, um documentário sobre a violência sexual cometida pelo Hamas em 7 de outubro de 2023.
O filme de 60 minutos, conduzido por Sheryl Sandberg, revela, por meio de testemunhas inéditas e especialistas, os horrores dos ataques, expondo a verdade por trás das atrocidades cometidas. No dia 7 de outubro de 2023, homens, mulheres e crianças, moradores de kibutz, uma comunidade próxima à fronteira de Gaza, foram mortos em casa e mais de 250 pessoas foram feitas reféns pelo Grupo do Hamas e levadas para a Faixa de Gaza.
Durante os ataques em Israel, mulheres e meninas foram estupradas, agredidas e mutiladas. Algumas das reféns libertadas revelaram a crueldade pelas quais as israelenses sequestradas e mantidas em cativeiro em Gaza foram submetidas. Abrangendo entrevistas com especialistas forenses, médicos e testemunhas, o documentário “Gritos antes do silêncio” explora os impactos profundos dos eventos brutais que marcaram a história recente do Oriente Médio.
O Embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, em um breve discurso, agradeceu a todos pela presença e ressaltou que o dia 7 de outubro é ainda uma ferida aberta para seu povo. Lamentou que com o tempo, infelizmente, muitas pessoas passam a esquecer o que aconteceu, e lembrou que a violência continua mesmo depois de um ano. “Ainda temos 101 reféns no cativeiro do Hamas, aqueles que atiraram, queimaram, estupraram e mataram todas as pessoas que encontraram, sem levar em consideração gênero, religião ou qualquer outra coisa”.
Ressaltou também a relevância do documentário que, apesar de forte, oferece uma perspectiva da realidade das pessoas naquele e nos dias seguintes de sofrimento, retratando as atrocidades ao mesmo tempo que dá voz às vítimas, lembrando do porquê a guerra começou.
Durante o evento, foi também reproduzido um vídeo retratando os demais acontecimentos referentes ao dia 7 de outubro. Imagens mostram que desde o ataque do Hamas à Israel, há um ano atrás, tudo mudou, milhares de israelenses perderam seus lares, membros de suas famílias e tiveram seus sonhos destruídos. No vídeo, Israel reafirma seu direito de se defender e reforça o desejo de um mundo de paz e prosperidade à Israel e à toda a região.