Getting your Trinity Audio player ready...
|
No dia 8 de março de 2024, a Embaixada de El Salvador no Brasil participou do evento “Paladar Internacional”, que promoveu atividades gastronômicas para divulgar a culinária latina e caribenha no DF com a participação de 11 embaixadas.
A iniciativa foi organizada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Relações Internacionais (Serinter-DF), em colaboração com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF).
A Fecomércio, sendo uma federação que tem como objetivo orientar, coordenar, proteger e
representar todas as atividades e categorias econômicas dos setores de comércio, serviços e turismo perante as autoridades administrativas e judiciárias e, por meio dessas atividades, visa contribuir para o desenvolvimento econômico, social e político do Distrito Federal.
O evento foi realizado no shopping Pátio do Brasil e contou com a presença de cerca de 300
pessoas, incluindo empresários e membros da comunidade da diáspora salvadorenha.Nesse sentido, a embaixada participou para apresentar a gastronomia de El Salvador, onde foram preparadas as pupusas, o prato tradicional de El Salvador por excelência, alem foi exibido um episódio da minissérie “Las pupusas” e também foi apresentada a oferta turística.
A preparação e a apresentação das pupusas no evento ficaram a cargo da Ministra Conselheira Zoraida Panameño, que explicou aos participantes os ingredientes, o modo de preparo e o que elas representam em El Salvador.
Por sua parte, o Embaixador Luis López agradeceu aos participantes interessados em conhecer a gastronomia de El Salvador e também agradeceu a colaboração das instituições por terem tornado possível a coordenação do evento.
O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, ressalta que a parceria é
uma ótima oportunidade para difundir a um público diversificado a cultura e a gastronomia
desses países, além de aproximá-los ao Sistema Fecomércio, empresários e governo local. “A iniciativa permite um intercâmbio entre o setor produtivo e as representações dos países,
fomentando cursos de capacitação de profissionais da gastronomia”.
O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, destaca que a instituição incluiu no portfólio
de 2024 os cursos de Cozinha Latino-Americana, com 60 horas, e Cozinha Caribenha, com 40 horas.
Fonte: Embaixada de El Salvador.