Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Embaixada da Turquia no Brasil recebeu convidados na noite de segunda-feira (2), para comemorar o Aniversário do 102º Dia da Vitória de 30 de Agosto, que pôs fim à Guerra de Independência com o triunfo dos turcos. A solenidade teve início com a execução dos Hinos Nacionais da República da Turquia e do Brasil tocados pela Fanfarra dos Dragões da Independência do Exército Brasileiro, regida pelo sub tenente, Aldaveron Cunha de Oliveira.
Em seguida, foi lida uma mensagem do Presidente Truco, Recep Tayyip Erdoğan, seguida dos discursos do Adido de Defesa da Embaixada da Turquia no Brasil, Coronel Yarbay Ensar Öztürk, e do Embaixador no Brasil, Halil Ibrahim Akça.
A mensagem enviada pelo Presidente turco, Recep Erdoğan dizia: “Nesta data memorável, que é um dos limiares críticos da nossa história, gostaria de parabenizar neste 30 de agosto, Dia da Vitória de nossa gloriosa nação, nossos irmãos cipriotas turcos e milhões de cidadãos de todo o mundo. Gostaria de transmitir meu sincero agradecimento aos nossos convidados que compartilham conosco a alegria em nossa missão no exterior”.
Segundo o Presidente, a Grande Vitória, a qual Gazi Mustafa Kemal Ataturk define como o monumento imortal da ideia de liberdade e independência da nação turca, garantiu eternamente a existência da nação nas terras da Anatólia. “Por meio da Grande Vitória, a nação turca declarou ao mundo inteiro, mais uma vez, que não aceitará o cativeiro, não deixará que sua vontade seja acorrentada e jamais se comprometerá a viver de forma independente em sua terra natal”.
“Estamos mobilizando todos os nossos meios para acabar com conflitos, perseguições e massacres em diversas regiões do mundo, especialmente em Gaza. Estamos firmes ao lado dos oprimidos, independentemente de sua identidade ou crença, sem esperar qualquer benefício material. Juntamente com nossos amigos e irmãos, que têm os mesmos ideais que nós, certamente estabeleceremos uma ordem global em que todos sejam representados com justiça”, enalteceu.
Disse também que a Turquia, a qual inspirou as nações oprimidas com sua guerra de independência, também será a força orientadora de um mundo onde a paz, a justiça e a tranquilidade prevalecerão.
A mensagem Erdoğan terminou afirmando: “Com esses pensamentos em mente, comemoro Mustafa Kemal Ataturk, o Comandante-Chefe da Grande Vitória, e seus companheiros de armas com gratidão. Desejo a misericórdia de Allah, o Todo-Poderoso, para nossos mártires, que são os veteranos guardiões de nossa independência, e lembro-me de nossos veteranos com gratidão”.
O Adido de Defesa da Embaixada da Turquia no Brasil, Coronel Yarbay Ensar Öztürk, iniciou seu discurso destacando que o Dia da Vitória é uma oportunidade para partilhar o significado da ocasião, assim como o seu impacto duradouro na nação e no povo. “Neste dia, celebramos a vitória histórica do nosso povo durante a Guerra da Independência da Turquia, um período de luta e sacrifício, uma época em que o espírito indomável da nossa nação se elevou sobre desafios adaptáveis”.
Öztürk explicou que a Batalha de Dumlupınar, que ocorreu na mesma data, 30 de agosto, em 1922, marcou uma virada decisiva sob a liderança visionária de Mustafa Kemal Atatürk, um estrategista militar e estadista berílio e que, diante disso, o povo turco reuniu-se e uniu-se como um só na busca de um objetivo comum, que foi pavimentar o caminho para o nascimento da República.
“Ao celebrarmos o Dia da Vitória, expressamos a nossa profunda gratidão às almas corajosas que pagaram o preço final pela nossa liberdade. Prestamos homenagem aos mártires e veteranos que com coragem e altruísmo garantiram os alicerces sobre os quais a Turquia se assenta hoje. Seu sacrifício serve como um poderoso lembrete da causa duradoura da liberdade e da responsabilidade que suportamos para defender e valorizar nossa independência arduamente conquistada”, prosseguiu o militar.
Sublinhou ainda que “no respaldo desta era tumultuada de guerra e conflito, compreendemos que o verdadeiro progresso e prosperidade só podem ser alcançados através da cooperação, do diálogo e do respeito mútuo. O nosso compromisso com a paz não se limita às nossas fronteiras”.
Öztürk aproveitou para lembrar que, tanto a Turquia quanto o Brasil, compartilham a dedicação genuína à assistência humanitária e aos esforços de manutenção da paz, fornecendo ajuda e apoio aos necessitados e contribuindo para missões internacionais de manutenção da paz, assim como uma visão de um futuro de paz, prosperidade e progresso.
“Ambas as nações compreendem e estão comprometidas com a importância de promover a estabilidade, o bem-estar das pessoas e a harmonia dentro e fora das nossas fronteiras. Com base nos nossos valores comunitários, os laços bilaterais entre a Turquia e o Brasil ficam mais fortes a cada dia. Os laços de amizade e cooperação militar entre a Turquia e o Brasil refletem esse compromisso que compartilhamos”, disse.
Alentou que os lemas que movem as forças brasileiras estão em perfeita harmonia com os turcos: união com disciplina, com amor e coragem. “Nossa cooperação militar não só reforçou a nossa segurança, como também se apresenta como uma fonte de oportunidades para o crescimento econômico e o desenvolvimento, com projetos colaborativos, participação em cursos, exercícios, reuniões de equipe, visitas, e cooperação entre nossas indústrias de defesa abriram novos caminhos para investimento e inovação, contribuindo para a riqueza de nossos nações”, acrescentou.
Finalizou seu discurso garantindo que a celebração servirá como um testemunho da amizade e cooperação duradouras entre as Forças Armadas dos dois países, cuja dedicação partilhada à paz e à segurança contribuirá para um futuro mais seguro e próspero para as regiões e para o mundo inteiro.
O Embaixador da Turquia no Brasil, Halil Ibrahim Akça, enfatizou que desde sua independência, a República Turca tem sido um membro ativo e contribuinte da comunidade internacional, atuando com políticas pacíficas e produtivas nos campos político, econômico, técnico e cultural bilateralmente, bem como através da sua adesão a organizações internacionais como a ONU, a OTAN, o Conselho da Europa, da OCDE, da OIC e da OSCE.
Como explicado por Akça, na área militar, “a Turquia continua a contribuir através das suas forças armadas, bem como das forças de segurança, para o estabelecimento e manutenção da paz e segurança em todo o mundo, participando e liderando muitas operações de paz”. Reforçou ainda, a importância de desenvolver a cooperação e a coordenação com os países do mundo para lutar contra as ameaças globais e regionais.
No âmbito das relações diplomáticas com o Brasil, o diplomata lembrou que o país sul-americano é o principal parceiro estratégico da Turquia na América Latina, progredindo em todos os campos. “Nossos países também têm uma relação próxima entre os Ministérios de Defesa e as Forças Armadas, liderando uma cooperação frutífera e, recentemente, assinamos o Acordo sobre a Corporação de Indústria de Defesa”.
Akça concluiu seu discurso, desejando a Graça de Deus sobre o coração de Gazi Mustafa Kemal Ataturk, fundador da República Turca e Comandante-Geral da grande vitória e dos herois soldados das nossas forças armadas. Aspirou também os melhores votos para a longeva e frutífera amizade com o Brasil.
Ao longo da noite, os convidados puderam degustar um delicioso jantar com pratos típicos salgados e doces turcos e assistiram a um emocionante vídeo sobre as Forças Armadas do país, que tem participado e liderado várias operações de paz para contribuir para a segurança e a estabilidade no mundo.