A exposição “Re:waste – como a Suécia está repensando os recursos” foi inaugurada nesta quinta-feira (13) na biblioteca Anderson Dutra, da Universidade Nilton Lins, em Manaus, O evento contou com a presença da embaixadora da Suécia, Karin Wallensteen, do Conselheiro Jonas, e da Cônsul da Suécia em Manaus, Giselle Lins.
A mostra de 11 quadros que explicam como a Suécia está repensando o gerenciamento do lixo através do conceito de economia circular, da pesquisa e da inovação será exibida até 20 de outubro. Ela faz parte de uma ação promocional do Governo da Suécia, através da Embaixada da Suécia no Brasil e descreve os problemas relacionados a circularidade dos recursos, sugerindo ações para a redução dos danos causados pela má gestão do lixo; e mostra soluções inovadoras – as já existentes e as que estão em desenvolvimento.
Conforme destaca Karin Wallensteen, “a exposição já passou por outras cidades do este ano, e tem se mostrado uma ótima oportunidade de promover a reflexão e o diálogo sobre gerenciamento de recursos e bioeconomia”.
Plogging em Manaus
Na Suécia um hábito que, além de contribuir para o descarte correto e preservação ambiental promove saúde e bem-estar é o chamado plogging: uma mistura de caminhada com recolhimento de lixo.
Pela manhã, ocorreu uma ação de plogging na Marina do Davi, em Ponta Negra, com participação dos diplomatas, membros da Universidade Nilton Lins e da Fundação Amazônia Sustentável. O evento de coleta de lixo foi aberto ao público e os participantes ganharam um kit que inclui a sacola para recolhimento.
Segundo o material de divulgação do evento “estima-se que dois bilhões de toneladas de resíduos urbanos foram gerados globalmente em 2016, e de acordo com projeções do Banco Mundial, este número deverá aumentar em 70 por cento antes de 2050. Enquanto isso, dois terços da população mundial não têm acesso a um sistema de gestão de resíduos, com seus resíduos terminando em aterros sanitários, sem medidas de segurança ambiental.
* Com informações de embaixada da Suécia.
Deixe seu comentário