O embaixador da República da Polônia no Brasil, Jakub Skiba, recebeu na tarde de segunda-feira (27) convidados para o coquetel de inauguração da exposição “Mãe, eu não quero guerra”. O evento aconteceu na Galeria 5 do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília.
A exposição faz parte de um projeto conjunto entre a Polônia e a Ucrânia que tem como foco ilustrar como as crianças enxergam a guerra. As obras expostas foram feitas por crianças durante a Segunda Guerra Mundial e a ocupação alemã na Polônia e crianças ucranianas durante o atual conflito com a Rússia.
Jakub Skiba reforçou em seu discurso que “a agressão da Rússia contra a Ucrânia é antiga e em fevereiro do ano passado, a guerra total começou”. Desde então, escolas, estabelecimentos, hospitais, entre outros, foram totalmente destruídos pelo país agressor.
O embaixador disse que a a invasão russa sem precedentes é uma ameaça ao futuro das crianças, principalmente daquelas que estão vivendo os horrores da guerra de perto, ao invés de estarem “aprendendo, brincando e conhecendo o mundo em toda sua beleza e complexidade”, completou.
Segundo ele, a mensagem da exposição ao retratar as atrocidades da guerra pelo olhar infantil é simples: “Devemos terminar esta guerra com a vitória da liberdade e da democracia. Só assim o sonho de milhares de crianças se tornarão realidade”.
Finalizou sua fala agradecendo a todos pela presença e ao CCBB de Brasília pela parceria. Também aproveitou a ocasião para informar que sua missão diplomática no Brasil chegou ao fim e em breve estará retornando ao seu país de origem, a Polônia.