Getting your Trinity Audio player ready...
|
A 8ª Edição do Dia da Pesquisa Italiana no Mundo (GRIM) foi celebrada nesta sexta-feira (28/03), na Embaixada da Itália em Brasília, com a realização do Seminário Ítalo-Brasileiro sobre Políticas de Inteligência Artificial, promovido em parceria com o CONSECTI – Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento contou com a presença dos secretários de CT&I dos 27 estados brasileiros e do Distrito Federal, além de autoridades ministeriais, especialistas e representantes de empresas inovadoras italianas e brasileiras.
O evento foi aberto pelo Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, juntamente com o Presidente do CONSECTI, Sílvio Bulhões, o Secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital do Ministero da Ciência, Tecnologia e Inovação, Henrique Miguel, o Secretário de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais do Ministro da Educação, Evânio Antônio de Araújo Júnior, e o Secretario de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Leonardo Reisman.
Em seu discurso de abertura, o Embaixador da Itália, Alessandro Cortese, celebrou o Dia da Pesquisa Italiana homenageando grandes cientistas italianas cujas trajetórias foram destacadas em uma exposição especial na Sala Nervi.
Em sua fala, o Embaixador expressou grande satisfação em receber a reunião anual do CONSECTI, destacando o papel essencial do Conselho no avanço tecnológico do Brasil. Aproveitou a ocasião para enfatizar os laços históricos e cada vez mais estreitos entre Brasil e Itália, especialmente no campo da inovação, lembrando que o país europeu é referência no desenvolvimento de supercomputadores voltados à Inteligência Artificial — dois dos dez mais potentes do mundo estão localizados na Itália.
Em mensagem videogravada, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI), Luciana Santos, reforçou o papel estratégico da reunião do CONSECTI para a formulação de políticas públicas científicas, fundamentais para a construção de um país mais inclusivo e desenvolvido.
“O evento promovido pelo CONSECTI e pela Embaixada da Itália, com a participação dos Secretários de Ciência e Tecnologia do País, nos oferece diversas contribuições sobre o tema da inteligência artificial”, afirmou o Secretário do MCTI, Henrique Miguel. “O tema é uma prioridade para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e para outros órgãos do Governo e, posso dizer, também para muitos outros Países. Abre-se, portanto, uma ampla perspectiva de colaboração não apenas com a Itália, mas também com outros países da União Europeia e, obviamente, com os próprios Estados brasileiros. É, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade para nós, e as contribuições apresentadas serão implementadas nas ações do plano brasileiro de IA. Agradeço aos organizadores por esta oportunidade e estou à disposição para interagir tanto com a Itália quanto com todos os Estados aqui representados.”
Um dos destaques da manhã foi a apresentação do Coordenador-Geral de Tecnologias de Informação do MCTI, Hugo Valadares, que detalhou o Plano Nacional de Inteligência Artificial 2024–2028, prevendo investimentos da ordem de R$ 23 bilhões.
O professor Stefano De Leo, da Universidade de Campinas (UNICAMP), surpreendeu os participantes ao projetar uma apresentação realizada com utilizo da inteligência artificial, na qual destacou os desafios dessa tecnologia e o estado da arte em nível internacional, além de apresentar dados surpreendentes sobre o potencial computacional da Itália, que conta com 9,3 gigaflops per capita, posicionando-se entre os líderes mundiais em capacidade de processamento — muito próxima dos Estados Unidos, que possuem 11,5.
A programação do evento incluiu painéis temáticos com a participação de empresas italianas globais como IVECO, Almawave e TIM, que destacaram suas experiências com a aplicação da IA nos setores industrial, de serviços e de análise de dados.
Ao longo do seminário, seis eixos temáticos nortearam o debate:
Formação profissional e novas habilidades na era da IA
Políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento da IA
Impactos da IA nas relações humanas e consumo
Contribuições da IA na pesquisa universitária e cooperação internacional
Automação inteligente e competitividade industrial
IA no contexto internacional e integridade dos dados
Durante a tarde, o CONSECTI realizou uma reunião para a eleição de sua nova presidência, também celebrando seus 20 anos de atuação no fortalecimento da ciência e tecnologia nos estados brasileiros.
Ao final da reunião, foi decidido por aclamação confirmar o atual Presidente, Sílvio Bulhões, na liderança do CONSECTI para um novo mandato. Ele declarou: “Estamos muito satisfeitos com os resultados do CONSECTI nos últimos dois anos, e o grande trabalho realizado nos credencia para continuar por mais um biênio, em benefício da comunidade internacional de ciência e tecnologia, em uma relação muito próxima com o Governo Federal, com o setor privado e também com atores externos — como a Embaixada da Itália, com a qual temos uma relação excelente e que esperamos aprofundar ainda mais, para gerar frutos positivos para o desenvolvimento científico e para a busca de soluções globais.”
O evento marcou um importante passo no aprofundamento da cooperação entre Brasil e Itália no campo da Inteligência Artificial, destacando o compromisso mútuo com o avanço científico, tecnológico e humano diante dos desafios e oportunidades trazidos por essa revolução digital.
Fonte: Embaixada da Itália.