O embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, e a diretora do Instituto de Cultura Italiana do Rio de Janeiro, Livia Raponi, inauguraram a exposição “Triennale Milano. Uma história em cartazes” na sexta 21, no Palácio das Artes de Salvador.
A capital baiana foi escolhida como primeira etapa da turnê no Brasil em homenagem à importante comunidade, suas grandes contribuições arquitetônicas italianas a intensa demanda local pela cultura italiana. O Triennale di Milano é uma referência internacional para os amantes do design italiano e a mostra vai celebrar os 100 anos da fundação, criada em 1923.
A exposição, ficará em cartaz até 11 de dezembro, numa promoção do Instituto Italiano de Cultura do Rio em colaboração com a Trienal de Milão, referência mundial para os amantes do design italiano.
A exposição comemora este ano o centenário da Fundação e na inauguração. O Curador e Diretor do Museu Trienal do Design, Marco Sammicheli, veio ao Brasil para o evento, que também contou com a presença do Cônsul da Itália em Recife, Nicoletta Fioroni e o Cônsul Honorário em Salvador, Andrea Garcia.
Sammicheli realizou uma conferência na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. Na ocasião também foi lançado o catálogo da exposição “Dell’Architettura Salvador: a presença italiana na paisagem soteropolitana”, com textos e fotografias sobre a contribuição de arquitetos, engenheiros, decoradores e artistas italianos à cidade de Salvador nas décadas de 1910 e 1920.
Para o Embaixador Azzarello, a Trienal “é uma fonte de inspiração devido à sua vocação interdisciplinar, no sinal da criatividade e do know-how italianos. Espero que a exposição possa consolidar a colaboração cultural entre Itália e Brasil, também em nível estadual, inspirando uma dialética renovada”.
.Por sua vez, a diretora Raponi declarou que a Trienal de Milão “é um laboratório essencial para a reflexão sobre a construção coletiva do presente e do futuro, atenta aos desafios do mundo contemporâneo, como mostram os temas das edições mais recentes”.
* Com informações de ANSA. Foto: Embaixada da Itália
Deixe seu comentário