Getting your Trinity Audio player ready...
|
Nesta segunda-feira (29), a Embaixada da Itália lançou livro e exposição fotográfica que relembram a história do estabelecimento desde o seu começo no Rio de Janeiro até os dias de hoje, em Brasília. No ano de 1972, a Embaixada da Itália deixou o antigo solar que ocupada no Rio de Janeiro desde 1919, na Rua das Laranjeiras 154, mudando-se para a capital federal.
O livro e a exposição fotográfica oferecem uma viagem pela história fotográfica da sede, organizando e mostrando uma parte importante de sua memória histórica, com o intuito de preservá-la. Todos que visitarem o evento receberão um livro especial sobre a mostra em formato impresso. Embaixadores, representantes do corpo diplomático e de organizações internacionais, autoridades do governo brasileiro, amigos e imprensa, prestigiaram o evento.
O embaixador da Itália, Francesco Azzarello, iniciou seu discurso agradecendo aos convidados pela presença. O diplomata italiano lembrou que no ano passado, além da inauguração a estátua, a embaixada lançou o primeiro livro sobre a embaixada com contribuições históricas e culturais, em três línguas disponibilizado no formato e-book em diversos sites italianos e brasileiros.
“O segundo livro, também patrocinado por nós, conta com o depoimento de dois colegas, um diplomata e um funcionário que presenciaram a passagem do Rio para Brasília. Decidimos então oferecer 61 fotografias dispostas em cavaletes de cristal projetados pela designer ítalo-brasileira, Lina Bo Bardi”, informou Azarello.
Na ocasião, Azzarello também lembrou a cena histórica em que o então presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek entregando o lote sobre o qual está construída e Embaixada italiana atualmente ao presidente italiano, Giovanni Gronchi.
A exposição fotográfica acontece de 30 de agosto a 18 de setembro na Embaixada da Itália em Brasília S.E.S Av. das Nações Quadra 807 Lt. 30. A entrada da mostra é gratuita e funcionará de segunda a sexta, das 16h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
O livro está disponível gratuitamente em formato impresso para todos que visitarem a exposição e em formato digital no site da Embaixada italiana, em português, italiano e inglês.