Getting your Trinity Audio player ready...
|
Por ocasião do encerramento da Presidência Espanhola do Conselho da União Europeia, a Embaixadora da Espanha no Brasil, Maria Fernandez Palácios, realizou, na terça-feira (19), um coquetel na Residência Oficial.
O exercício da presidência constitui um dever e um contributo de cada Estado-Membro para o bom funcionamento das instituições comunitárias. Em julho deste ano, a Espanha assumiu o posto pela quinta vez.
Em sua fala, a Embaixadora espanhola destacou os valores de sua nação, do governo e do bom desepenho que a Espanha teve ao longo dos seis meses à frente do Conselho. Reforçou também que os esforços para acelerar a transição climática estiveram no centro da presidência espanhola.
Desde que assumiu o posto, a Espanha identificou quatro prioridades para os trabalhos a realizar sob a sua Presidência: reindustrializar a UE e assegurar a sua autonomia estratégica aberta; avançar na transição ecológica e na adaptação ambiental; promover uma maior justiça social e econômica e reforçar a unidade europeia.
Como sublinhado pelo Primeiro-Ministro, Pedro Sánchez, o país ” assumiu a Presidência rotativa com humildade e gratidão; mas também com ambição, determinado a fazer desta Presidência um instrumento útil para melhorar a vida dos cidadãos e das cidadãs”.
A Espanha encerra o ciclo com muitas conquistas. Acordos importantes foram fechados, e metas alcançadas. Destaque para a reaproximação do bloco com a Comunidade dos Países da América Larina e do Caribe.
No evento, estiveram presentes Embaixadores, representantes do corpo diplomático, autoridades, amigos e imprensa.