Getting your Trinity Audio player ready...
|
Nesta quinta-feira (30), ocorrem em Manama, capital do Bahrein uma visita histórica. O Ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, inaugura a primeira embaixada israelense no país.
“Convidado pelo Ministro das Relações Exteriores do Reino do Bahrein, o Ministro das Relações Exteriores Yair Lapid chegará ao Bahrein na quinta-feira na primeira visita oficial de um ministro israelense”, airmou o governo de Israel em um comunicado.
Às 10 horas de hoje (horário de Brasília), Lapid reuniu-se com o rei de Bahrein, Hamid bin Issa al Khalifa., no palácio real. Esta foi a primeira reunião pública entre o rei e um oficial israelense.
“A liderança e inspiração do rei levaram a uma cooperação real e esta reunião define o curso para o futuro de nossas relações”, disse Lapid após o encontro. O encontro com o rei aconteceu depois que Lapid se encontrou com Salman bin Hamad Al Khalifa, o primeiro-ministro e príncipe herdeiro do Bahrein, em seu palácio em Manama.
“Obrigado pela oportunidade de estar aqui hoje e de darmos juntos este passo na construção de nossas relações”, disse Lapid, “em um modelo de convivência e cooperação entre culturas e entre religiões”.
Foi a primeira reunião pública do príncipe herdeiro com um oficial israelense.
Obtenha a edição diária do The Times of Israel por e-mail e nunca perca as nossas principais notícias
O primeiro encontro do dia de Lapid foi com seu homólogo do Bahrein, Abdullatif Al Zayani, que ele encontrou pela primeira vez em Roma em junho. Eles discutiram maneiras de desenvolver ainda mais os laços bilaterais, especialmente nas áreas de segurança, economia e sociedade civil.
O ministro das Relações Exteriores Yair Lapid se encontra com Salman bin Hamad Al Khalifa, príncipe herdeiro do Bahrein, em seu palácio em Manama em 30 de setembro de 2021. (Shlomi Amsallem / GPO)
Lapid desembarcou em Manama na manhã de quinta-feira para a primeira visita ministerial ao reino insular desde que as relações bilaterais foram formalmente estabelecidas no ano passado.
Ele deve abrir a embaixada de Israel em Manama no final do dia e assinar acordos estruturais sobre água, meio ambiente e esportes.
Além de inaugurar a Embaixada de Israel em Manama, os países vão assinar uma série de acordos bilaterais.
Em 14 de setembro, o Embaixador do Bahrein em Tel Aviv, Khaled Al-Jalahma, apresentou suas credenciais ao presidente israelense Isaac Herzog.
As relações diplomáticas entre os dois páises são estreitadas um ano após que Israel e Bahrein terem um acordo orquestrado pelos Estados Unidos, conhecido como “Acordos de Abraaão”. Também foram normalizadas as relações diplomáticas entre Israel e Emirados Árabes Unidos, Marrocos e Sudão.