O governador Jerônimo Rodrigues retornou ao Brasil após viagem de compromissos pela China. Também esteve em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, onde convidou os representantes do país para virem conhecer a Bahia, com objetivo de fechar novos acordos para gerar emprego e promover o desenvolvimento socioeconômico.
O governador ainda afirmou que “os olhos do mundo estão voltados para a Bahia”.
“No aeroporto de Abu Dhabi, pegando o caminho de volta para o Brasil, estive com Eliana Zugaib, embaixadora brasileira nos Emirados Árabes, a equipe do Itamaraty, o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o embaixador dos Emirados no Brasil, Saleh Ahmad Alsuwaidi, (os dois últimos de bisht, um manto tradicional da cultura)”, escreveu em suas redes sociais.
“Na oportunidade, o nosso convite feito aos representantes árabes para virem à Bahia foi aceito, abrindo ainda mais espaço para novos acordos que gerem emprego e promovam o desenvolvimento socioeconômico”, concluiu o governador.
A visita do governador serviu para atender um país que tem muitos investimentos no Brasil. Rodrigues, que integrava a comitiva presidencial, assinou memorando de entendimento entre o estado e o fundo financeiro de Abu Dhabi Mubadala Capital, controlador da refinaria de Mataripe, privatizada em 2021. O fundo empresarial comprometeu-se a investir R$ 12 bilhões, em 10 anos, na construção de uma fábrica de diesel verde e de querosene de aviação sustentável.
“Acabei de assinar um termo de compromisso para investimento na produção de diesel verde a partir da carnaúba e do dendê. Mais um saldo positivo para a geração de trabalho e renda”, disse Jerônimo Rodrigues, em vídeo publicado no Twitter.
Mais emprego e investimento para a Bahia! pic.twitter.com/t3bsIqQt2c
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) April 15, 2023
* Com informações de Governo da Bahia.