Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Dra. Ngozi Okonjo-Iweala foi reeleita ao cargo de Diretora-Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Seu nome foi aprovado por aclamação pelo Conselho-Geral da OMC.
Nacional da Nigéria e primeira mulher a chefiar a OMC, Okonjo-Iweala exerce o cargo com reconhecida liderança desde 2021. O segundo mandato se estenderá até 31 de agosto de 2029.
Ao apresentar sua visão para o próximo mandato, Okonjo-Iweala declarou que trabalhará pelo avanço das negociações sobre a liberalização do comércio agrícola internacional, de interesse prioritário para o Brasil, e ampliará esforços para reconstruir o mecanismo de solução de controvérsias, ferramenta que dá aos acordos da OMC força de lei.
Na ocasião, Okonjo-Iweala fez referência especial ao lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza pelo Presidente Lula, no G20, com o objetivo de erradicar a fome no mundo até 2030. Registrou o apoio da OMC à iniciativa, que considera central para o enfrentamento da insegurança alimentar no planeta.
A promoção de um comércio global aberto, justo e inclusivo – plataformas defendidas por Okonjo-Iweala – está em linha com a visão brasileira sobre o sistema multilateral de comércio, centrado na OMC.
O Brasil seguirá colaborando com a DG Ngozi Okonjo-Iweala para fortalecer regras multilaterais que promovam a prosperidade econômica e a geração de renda e de empregos.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores.