A embaixada da Suíça realizou encontro em sua sede em Brasília, na noite de ontem, 30, para embaixadores, diplomatas e convidados conhecerem os sabores e produtos orgânicos e sustentáveis daquele país, bem como startups inovadoras para uma agricultura sustentável. “Uma noite na Suíça – do coração dos Alpes ao coração do Brasil”, nome do evento, foi organizada pelo embaixador Pietro Lazzeri e a embaixatriz Enrica Battistutta.
As chuvas que têm caído na Capital não vieram durante a “Noite na Suíça”, o que contribuiu para engrandecer o clima tranquilo do encontro, animado por boa comida e dança ao som de tambores. “Uma noite preciosa”, resumiu o embaixador, lembrando que a ideia é apresentar os produtos do coração dos alpes e também do cerrado. Foram servidos os tradicionais queijos, carnes, chocolate, coquetel e vinhos suíços e também guloseimas tradicionais do Brasil como pamonha, angu com molho e frutas.
“São queijos dos alpes, produzidos há 2 mil metros de altura, com métodos orgânicos; quatro vinhos das quatro regiões do nosso país; e a carne certificada da Suíça Oriental. Produtos com tradição e inovação”, explicou o diplomata.
Sustentabilidade
Na oportunidade, o embaixador Pietro Lazzeri citou a Solarimpulse, “uma organização constituída pelo suíço Bertrand Piccard, o primeiro a dar volta ao mundo com avião solar (utiliza-se da energia solar)”. Segundo Lazzeri, “a filosofia do sr. Piccar e do Solarimpulse é proporcionar soluções inovadoras compatíveis com o meio ambiente, mas que possam ter impacto econômico”.
O diplomata destacou que “seja falando de água, meio ambiente, negócio sustentável ou de carbono, se pode achar mil ideias que podem ajudar o desenvolvimento sustentável”.
Na entrada da embaixada, foram exibidas quatro startups suíças, inovadoras no agronegócio, com soluções lucrativas para proteger o meio ambiente: Alver Golden Chlorella – super alimentos veganos de alta proteína com micro algas de sabor neutro e cor; Kitro – monitor automatizado de resíduos alimentares para a indústria de alimentos e bebidas, “uma lixeira inteligente”; Aqua4D – Smar Irrigation – irrigação de precisão para eficiência hídrica e restauração de terras; e X-farm – software que ajuda os agricultores a gerenciar seus campos e rastrear suas atividades, ou seja gerenciamento digital a distância.
Deixe seu comentário