Getting your Trinity Audio player ready...
|
É com grande satisfação que participo desta Expo Paraguay Brasil, onde, na companhia do Ministro Alexandre Silveira, constato a força da parceria entre nossos países.
Cumprimento a Câmara de Comércio Paraguai-Brasil pela organização deste evento, em tradicional parceria com o Ministério das Relações Exteriores.
É muito feliz a escolha do tema desta edição: as mulheres no mundo dos negócios. A valorização do componente feminino na sociedade tem que permear todos os nossos esforços.
Aqui, empreendedores do Brasil, do Paraguai e de outros países estão trabalhando para tornar ainda mais pujantes os vínculos econômicos e comerciais que nos unem.
De fato, o Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai. Mas há lugar para mais. Os negócios celebrados nesta Expo – e estou seguro de que serão muitos – abrirão novos caminhos rumo à inovação, ao crescimento empresarial, aos investimentos e à geração de empregos.
Felicito, em particular, as empresas de pequeno e médio porte que tomaram a decisão de comparecer e mostrar o espírito de iniciativa que anima brasileiros e paraguaios.
No Governo do Presidente Lula, temos conferido renovada ênfase ao Mercosul. Demonstração concreta disto foi a quitação da dívida do Brasil com o Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul, o FOCEM.
Em sua visita a Assunção em julho passado para a Cúpula do Mercosul, o Presidente Lula ressaltou que o bloco é fonte de soluções para nosso desenvolvimento.
E é o que verificamos ao observar a integração produtiva entre o Brasil e o Paraguai. A maior parte dos investimentos na indústria paraguaia de maquila é de procedência brasileira. É ao Mercosul que devemos a existência desse regime, vetor de industrialização e competitividade para os sócios do bloco.
Em sua atividade internacional, o Brasil é fiel a essa vocação integracionista que pauta nossas relações com o Paraguai e a região como um todo.
Na condição de presidente do G20, o Brasil propôs como temas prioritários a inclusão social, o enfrentamento da mudança do clima e a reforma da governança global.
O Governo brasileiro fez questão de convidar o Paraguai para somar-se aos trabalhos do G20. Será uma honra dar as boas-vindas a Vossa Excelência, Presidente Santiago Peña, na cúpula do grupo, no Rio de Janeiro, daqui a menos de duas semanas.
Estou seguro de falar também em nome do Ministro Alexandre Silveira ao dizer que levo para o Brasil, desta visita a Assunção, a convicção de que nosso relacionamento tem como alicerces a democracia, as liberdades e o desenvolvimento sustentável.
É com esses alicerces, e sob a liderança dos Presidentes Santiago Peña e Lula, que o Brasil e o Paraguai estão escrevendo capítulo profícuo de sua parceria, com benefícios tangíveis para nossos povos e para a região.
Os participantes da Expo são protagonistas desta parceria. A todos desejo uma jornada de trabalho extremamente produtiva, com excelentes negócios.
Muito obrigado.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores.