Wang Yi, diretor do Escritório da Comissão Central de Relações Exteriores, reuniu-se na segunda-feira com Oumar Demba Ba, conselheiro diplomático em chefe do presidente do Senegal.
Ambas as partes trocaram pontos de vista sobre o reforço da cooperação China-África e a preparação do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC).
Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse que o FOCAC se tornou a plataforma mais importante para a solidariedade e assistência mútua entre a China e a África e é um bom exemplo para a cooperação Sul-Sul.
Ele disse que a China está pronta para trabalhar com o Senegal como copresidentes do FOCAC para se preparar bem para a reunião do FOCAC no próximo ano, a fim de injetar um novo e forte impulso na cooperação China-África.
Wang disse que, sob a orientação estratégica dos dois chefes de Estado, a China e o Senegal estabeleceram sólida confiança mútua e aprofundaram a cooperação mutuamente benéfica, e promoveram a parceria de cooperação estratégica abrangente China-Senegal a um novo nível. A China apoia o Senegal a desempenhar um papel mais importante nos assuntos internacionais e africanos.
Demba Ba, que está em Beijing para participar da Reunião de Altos Funcionários do FOCAC, disse que a cooperação frutífera entre o Senegal e a China em vários campos ajudou o Senegal a alcançar um rápido desenvolvimento na construção nacional.
Demba Ba agradeceu o firme apoio da China ao desenvolvimento da África e ao reforço do seu status internacional, dizendo que o FOCAC se tornou uma plataforma significativa para promover a cooperação África-China e a democracia nas relações internacionais.
O Senegal vai, como sempre, aderir firmemente ao princípio de Uma Só China, apoiar a China na salvaguarda dos seus interesses centrais e promover vigorosamente a cooperação África-China, disse Demba Ba.