Getting your Trinity Audio player ready...
|
O governo dinamarquês formou recentemente uma nova equipe de crescimento encarregada de desenvolver recomendações sobre como o setor marítimo dinamarquês pode alavancar sua forte posição global para acelerar a transição verde do setor marítimo, criar crescimento sustentável, empregos e exportações. As recomendações agora estão prontas – e destacam o papel crucial dos investimentos internacionais ao introduzir iniciativas que criam oportunidades para empresas estrangeiras na Dinamarca.
A forte tradição marítima da Dinamarca fomentou uma indústria focada em transição verde e opções de alta tecnologia. Com um ecossistema sólido de empresas de transporte, fabricantes de equipamentos, estaleiros, corretores de navios, portos e empresas de logística, a Dinamarca oferece oportunidades únicas para players marítimos estrangeiros.
No entanto, o setor enfrenta desafios de tensões geopolíticas, barreiras comerciais e regulamentações climáticas mais rigorosas, exigindo grandes investimentos em novas tecnologias, combustíveis e infraestrutura. A interação entre as autoridades dinamarquesas e o setor marítimo privado é, portanto, mais importante do que nunca e esta equipe de crescimento é uma prova disso.
As 21 recomendações estão enraizadas em cinco áreas de foco:
1. Capacidade de inovação marítima reforçada
2. Acesso mais fácil a novas formas de financiamento para promover a inovação e o crescimento na Dinamarca Azul
3. Melhor colaboração global e exportações marítimas
4. Promoção da regulamentação internacional verde e melhoria das condições de enquadramento para a Dinamarca Azul
5. Mais e melhores habilidades para a Dinamarca Azul
Maior capacidade de inovação: instalações de teste, eficiência regulatória e isenção de impostos para combustíveis
A equipe de crescimento sugeriu estabelecer um centro de dados marítimos com base em um modelo comercial, onde as empresas podem testar soluções e processar dados de forma eficiente. Isso pode otimizar métodos de simulação, design de navios e desenvolvimento de equipamentos. Também é proposto aprimorar os esforços regulatórios para aprovação eficiente de novas tecnologias marítimas e regulamentação orientada por tecnologia, criando oportunidades para, por exemplo, empresas focadas em designs alternativos de navios.
A equipe de crescimento reconhece como a crescente competição internacional cria novas necessidades, incluindo maior visibilidade de pontos fortes e áreas para melhoria. É proposto realizar uma análise de benchmark comparando a Dinamarca com outras nações marítimas líderes para lançar luz sobre níveis de custo, condições de estrutura, competências etc. Isso criará transparência sobre onde a Dinamarca pode oferecer oportunidades de negócios em escala global.
Por fim, a equipe de crescimento incentiva o governo a introduzir uma isenção de impostos para combustíveis usados em testes e demonstrações de tecnologias e sistemas marítimos, já que os impostos constituem uma parcela significativa dos custos totais de combustível em um processo de teste. Se isso for seguido, poderá incentivar a inovação e a transição e tornar a Dinamarca um país ainda melhor para fins de desenvolvimento.
Acesso a financiamento para fins de crescimento e inovação
A transição verde está bem encaminhada, mas enfrenta desafios em termos de financiamento. Como consequência disso, sugere-se a criação de um fundo de investimento marítimo com o objetivo principal de abrir caminho para investimentos de capital de risco em empresas marítimas com potencial de crescimento verde. Este fundo deve ser parcialmente financiado por fundos do EU ETS de empresas de navegação dinamarquesas.
Além disso, sugere-se que o governo desenvolva incentivos financeiros focados na promoção de combustíveis verdes por meio de um esquema de suporte, que feche a lacuna de preço entre os preços de produção e venda de combustíveis verdes. O governo também é encorajado a dar suporte à produção de combustíveis verdes com injeções de capital ou empréstimos, por exemplo, por meio do Fundo de Exportação e Investimento da Dinamarca (EIFO).
A força de trabalho marítima: educação contínua e preparação do caminho para a mão de obra estrangeira
A transição do setor marítimo exige competências novas e mais amplas. É crucial que a força de trabalho seja requalificada e que novos modelos de emprego e educação sejam desenvolvidos para reter e atrair mão de obra qualificada para o setor. Isso inclui melhorar as oportunidades de recrutar profissionais qualificados do exterior, o que requer regras ainda mais simples para mão de obra estrangeira e processos de visto para trabalhadores na indústria marítima.
As recomendações também incluem uma série de outras iniciativas. Entre elas estão investimentos de longo prazo em P&D e inovação marítima, bem como maior colaboração internacional – com a Dinamarca encorajada a estabelecer parcerias focadas especificamente em combustíveis verdes. A forte defesa marítima verde contínua dentro da IMO também é recomendada, juntamente com a sugestão de colocar consultores marítimos em representações e embaixadas dinamarquesas em mercados-chave.
As recomendações também incluem uma série de outras iniciativas. Entre elas estão investimentos de longo prazo em P&D e inovação marítima, bem como maior colaboração internacional – com a Dinamarca encorajada a estabelecer parcerias focadas especificamente em combustíveis verdes. A forte defesa marítima verde contínua dentro da IMO também é recomendada, juntamente com a sugestão de colocar consultores marítimos em representações e embaixadas dinamarquesas em mercados-chave.
E agora?
O governo usará as recomendações apresentadas pela equipe de crescimento para determinar a linha de operação para a Blue Denmark e seu foco verde daqui para frente. O objetivo é aproveitar as oportunidades de crescimento que a transição verde do setor marítimo apresenta. Isso inclui um foco contínuo em atrair investimentos internacionais para a Dinamarca, contribuindo para manter e fortalecer a posição como uma das principais nações marítimas do mundo.
O que é a Blue Denmark?
A Blue Denmark é o cluster marítimo de potência da Dinamarca – reunindo os principais players mundiais em transporte, offshore, tecnologia marítima e serviços. É onde o comércio global encontra a inovação local.
Construída sobre um legado de excelência marítima, a Blue Denmark prospera com cooperação internacional, talento pioneiro e modelos de negócios com visão de futuro. De soluções de combustível verde de ponta a serviços marítimos digitais, o cluster está moldando o futuro do transporte marítimo sustentável.
Com condições estruturais competitivas, um ecossistema dinâmico e um forte foco no desenvolvimento de habilidades, a Blue Denmark oferece um caminho tranquilo para empresas prontas para inovar, investir e fazer sucesso nos mercados marítimos globais.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca.