Getting your Trinity Audio player ready...
|
A embaixada da Eslovênia está realizando dois eventos para comemorar em Brasília o Dia Mundial das Abelhas – 20 de maio. Quinta-feira, 19, a embaixada trouxe para a Universidade de Brasília (UnB) a exposição fotográfica, “Abelhas no Brasil”; e nesta sexta-feira, 20, às 9h30, promove a mesa-redonda “Abelhas Nativas no Cerrado”.
Ambos eventos se realizam no Memorial Darcy Ribeiro, Beijódromo da UnB). Ao abrir a exposição, o embaixador Gorazd Renčelj explicou que a iniciativa de declarar o dia 20 de maio como Dia Mundial das Abelhas partiu da Eslovênia e foi apoiada pela Assembleia Geral da ONU. O objetivo de comemorar a data é aumentar o conhecimento sobre a importância das abelhas como polinizadores para a biodiversidade e a segurança alimentar.
Abelhas no Brasil
A exposição fotográfica “Abelhas no Brasil: nativas, europeias (eslovenas) e africanizadas” traz resultados da pesquisa jornalística do premiado fotógrafo esloveno Simon Plestenjak para o National Geographic. Ele refez o percurso da introdução da apicultura moderna no Brasil, a partir da região Sul.
“Alguns imigrantes de nossa região vieram para o Brasil no século XIX com uma espécie nativa de abelhas eslovenas. A ideia do fotógrafo foi seguir a rota desses imigrantes”, explicou o embaixador, lembrando que o fotógrafo também seguiu a história das abelhas africanizadas, no século XXI; e das nativas do Brasil. “O Simon conseguiu produzir bem as imagens cativantes dos três grupos, junto com diferentes métodos utilizados pelos apicultores”, comentou.
Durante seu discurso, o embaixador citou como boas iniciativas o Laboratório de Abelhas da UnB, a Fazenda Volta da Serra, em Alto Paraíso de Goiás; e o Instituto Abelha Nativa, em Brasília. “Existe uma riqueza de boas iniciativas locais, aqui no cerrado no setor”, comentou.
O embaixador Gorazd Renčelj disse que este ano, a discussão sobre os dois temas por ele mencionados – abelhas como polinizadores para a biodiversidade e a segurança alimentar – têm como o foco o engajamento dos jovens. FAO, Meio Ambiente
Debate
A mesa-redonda “Abelhas Nativas no Cerrado” tem o objetivo de debater a preservação de espécies locais e práticas de manejo sustentável. Participam membros da academia e da sociedade civil. O evento, que começa nesta sexta-feira, 20, às 9h30, terá também a presença de apicultores do Santuário Volta da Serra em Alto Paraíso, o maior corredor de abelhas do mundo. Os apicultores venderão mel e derivados no local.
A exposição fotográfica e o debate estão sendo promovidos pela embaixada da Eslovênia, com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO-ONU) e Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal, cujos dirigentes estão presentes nos eventos.