Hoje (15), a Costa Rica celebra 201 anos de independência. Para marcar a festividade em Brasília, o embaixador deste país no Brasil, Norman Lizano Ortiz, decidiu inovar. “Este ano saiu a Resolução das Nações Unidas, no mês de julho, a qual reconhece o direito humano a um ambiente saudável, limpo e equilibrado. Então, decidi marcar o texto desta resolução e entregar uma cópia à diretora executiva do Jardim Botânico de Brasília, Aline De Pier”, explicou o embaixador.
O diplomata costarriquenho informou que esta Resolução faz parte de um trabalho de mais de dez anos, representando um marco muito importante no desenvolvimento do direito internacional. Norman destacou também a importância do comprometimento de seu país para com as questões ambientais e desenvolvimento sustentável.
Na solenidade no Jardim Botânico de Brasília, o diplomata foi recebido pela diretora adjunta da instituição, Lenise Costa Gomes, e lembrou que há um ano atrás, os países da América Central (Costa Rica, Nicarágua, Guatemala, Honduras e El Salvador) inauguraram a Praça da América Central. “Agora temos a oportunidade de fazer uma reinauguração com uma nova placa”, pontuou Norman.
Ao receber a cópia da Resolução e a placa, a diretora adjunta, Lenise Costa Gomes destacou a importância da parceria realizada entre o Jardim Botânico e os países da América Central, sobretudo, Costa Rica. Lenise finalizou dizendo que o Jardim da Praça Central é um dos lugares favoritos daqueles que visitam o local.
Em Curitiba, a prefeitura da cidade irá iluminar a estufa, símbolo do Jardim Botânico local com as cores da bandeira costarriquenha, vermelho, branco e azul. Já na escola da República da Costa Rica em Cotia, na cidade de São Paulo, serão feitas, pela primeira vez, celebrações referentes ao Dia da Independência. Segundo o embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Lizano Ortiz, os alunos cantarão o hino nacional da Costa Rica em espanhol.
Deixe seu comentário