Getting your Trinity Audio player ready...
|
Nos dias 12 e 13 de setembro, a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF), em parceria com o Instituto Brasília Ambiental, recebeu uma delegação composta por prefeitos e gestores colombianos. O objetivo da visita foi apresentar as políticas ambientais desenvolvidas no Distrito Federal, com destaque para a expertise local em iniciativas de sustentabilidade.
Durante a visita, os representantes colombianos tiveram a oportunidade de conhecer projetos como o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), as ações do Projeto CITinova, o Observatório da Natureza e Desempenho Ambiental (Onda) e a Central de Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis (CENTCOOP).
O grupo também foi apresentado à sala de situação do Sistema Distrital de Informações Ambientais (SISDIA), importante ferramenta de gestão ambiental, e visitou a primeira usina pública de energia solar fotovoltaica do DF, localizada no Parque de Águas Claras, uma iniciativa pioneira na geração de energia limpa e renovável.
De acordo com Ana Beatriz de Sousa, assessora na Secretaria de Relações Internacionais do DF (Serinter-DF), é importante essa troca de experiências entre Brasil e Colômbia no que diz respeito aos riscos ambientais e gestão de resíduos sólidos.
“A partir dessa troca eles poderão implementar na Colômbia nossas boas práticas e quem sabe, os profissionais do Distrito Federal também terão a oportunidade de conhecer os projetos de reciclagem deles”, comentou Beatriz.
A troca de experiências e a apresentação das políticas públicas em vigor no Distrito Federal ressaltaram a importância da cooperação internacional na luta pela sustentabilidade e na preservação dos recursos naturais. Com palestras, vídeos explicativos e visitas técnicas, os servidores da Sema mostraram como o DF tem sido um modelo de boas práticas ambientais, inspirando ações semelhantes em outras regiões.
Para o coordenador de resíduos sólidos da Sema, Amir Bittar, é uma iniciativa de sucesso entre os países envolvidos, contribuindo em uma gama de experiências no desenvolvimento, conservação e reciclagem, ferramentas essenciais para o fortalecimento ambiental entre Brasil e Colômbia.
“Visitas como estas são de extrema importância para a troca de conhecimentos, permitem que possamos apresentar o que tem sido feito no DF e coletar informações de iniciativas de sucesso realizadas em outros países”, afirma Amir.
Esse intercâmbio fortalece os laços entre os países e contribui para o desenvolvimento de políticas ambientais inovadoras, com foco na sustentabilidade e na proteção do meio ambiente.
Fonte: Agência Brasília.