“O corpo teve de fazer uma pausa e buscar novas estratégias para retornar a se mover. Uma nova forma de silêncio, de imobilização, uma interrupção de movimento. Dessa pausa surge esse solo”. Assim define o artista uruguaio Christian Moyano, de 29 anos, sobre sua apresentação Pauza. Moyano é uma das estrelas do Festival Dança em Trânsito, que será realizado de 6 de novembro a 19 de dezembro, em 17 cidades, nove estados e cinco regiões do Brasil.
O Dança em Trânsito é um festival internacional de dança contemporânea que objetiva valorizar, promover e democratizar a dança, com intercâmbio entre artistas e companhias nacionais e internacionais. É itinerante percorrendo desde as grandes cidades até pequenas localidades no interior do Brasil, em teatros ou espaços públicos.
O festival, que este ano chega à sua 19ª edição, traz artistas nacionais e internacionais do Brasil, Espanha, França, México, Uruguai, Israel, Canadá, Alemanha e Suíça. Tem formato plural e itinerante, com objetivo de manifestar as múltiplas expressões de arte. É realizado e produzido pelo Espaço Tápias, com direção artística e curadoria de Giselle Tápias.
Além do artista uruguaio Christian Moyano, o festival traz atrações como a Companhia Urbana de Dança, do Rio de Janeiro; Grupo Arte Filhos de Marambaia, de Mangaratiba (RJ); Iron Skulls, de Barcelona, Espanha; Cia Corpus entre mundos, de Brasília (DF); Cia Vivons, de Paris; além de filmes como Trixie, de Nicole Seiler, da Suiça ; e Apparently Alone, de Maximiliano Sanfort, de Madrid.
Itinerante
O festival chegará às seguintes cidades brasileiras: Mangaratiba, Itaguaí e Rio de Janeiro (RJ); Goiânia e Minaçu (GO); Brasília (DF); São Luís (MA); Belém. Ilha do Combú, Canaã dos Carajás, Parauapebas (PA); Timóteo, Belo Horizonte, Ipatinga e Coronel Fabriciano (MG); Vitória e Vila Velha (ES); Entre Rios do Sul e Erechim (RS); Alto Bela Vista, Capivari de Baixo, Tubarão e Florianópolis (SC).
Após ser realizado 100% online em 2020 e indicado ao Prêmio Associação Paulista de Críticos de Artes, (APCA) na categoria “difusão”, o Dança em Trânsito migra em 2021 para o formato híbrido.
Aulas gratuitas
Diante à pandemia de Covid-19 e as incertezas trazidas, o evento foi adiado para novembro, mas durante os meses de março a outubro manteve artistas nacionais e internacionais envolvidos no ambiente online, com ações de ensino, aulas gratuitas de mentoria, formação para professores multiplicadores e profissionais da dança e artes cênicas.
Alternativas, adaptações e novidades surgiram na programação, como a mostra de filmes Dança em Trânsito Projetada em salas de cinema, áreas externas ou em sessões exclusivamente online.
Início
Criado em 2002, o festival é parte do projeto Ciudades Que Danzan, que reúne 41 cidades em diversas partes do mundo com o intuito de difundir a dança contemporânea. Há 18 anos, o projeto contempla apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo.
Conta ainda com aulas abertas e gratuitas, oficinas de criação, residências artísticas de intercâmbio e parcerias criativas, abrindo canais para a troca de experiências, novos talentos da dança e formação de plateias.
Desde a sua criação, o Dança em Trânsito já realizou mais de 650 apresentações de dança contemporânea, abrangendo 103 companhias nacionais e 59 internacionais, de 18 países, passando por 26 cidades no Brasil e no exterior, para um público de mais de 48 mil pessoas. A etapa Desfronteiras em 2020, 100% online, envolveu 739 participantes de 68 cidades e 18 países, com um total, entre transmissões e redes sociais, de mais de 170 mil acessos.
Circuito de Realização
17 cidades de 9 estados de 5 regiões do Brasil
Canaã dos Carajás – 30 de novembro
MINAS GERAIS
Mangaratiba – 6 de novembro Rio de Janeiro – 8 e 14 de novembro
GOIÁS
Goiânia – 15 e 16 de novembro
DISTRITO FEDERAL
Brasília – 18 a 21 de novembro
MARANHÃO
São Luís – 25 e 26 de novembro
PARÁ
Belém – 28 de novembro
Parauapebas – 29 de novembro
Belo Horizonte – 03 e 04 de dezembro
Ipatinga – 06 de dezembro
Coronel Fabriciano – 07 de dezembro
ESPÍRITO SANTO
Vitória – 10 de dezembro
Vila Velha – 11 de dezembro
RIO GRANDE DO SUL
Entre Rios do Sul – 14 de dezembro
SANTA CATARINA
Alto Bela Vista – 15 de dezembro
Florianópolis – 17 e 19 de dezembro
Capivari de Baixo – 18 de dezembro
Acompanhe a programação completa em https://www.dancaemtransito.com.br/
Deixe seu comentário