Cuba está vacinando contra a Covid-19 todas as crianças do país, desde o dia 16 deste mês. São duas vacinas, a Soberana 02 e a Soberana Plus, desenvolvidas no próprio país. Em entrevista ao portal Atualidade RT, a médica Dagmar García, diretora de Investigações do Instituto Finlay de Vacinas, explicou que os ensaios clínicos dessas vacinas têm resultados muito satisfatórios, em termos de segurança e se comportam de forma similar às aplicações em adultos.
“Em termos de resposta imune, estamos encontrando evidências de que as crianças respondem melhor do que os adultos em temos imunológicos”, disse a médica. Segundo ela, há um nível de anticorpos e uma capacidade neutralizante desses anticorpos superior nas crianças ao encontrado nos adultos, depois de duas doses.
“É uma plataforma de vacina que surgiu há mais de 30 anos na história de vacinação ao nível mundial, justamente para populações pediátricas”, explicou. A população infantil representa cerca de 25% dos habitantes de Cuba. “Logicamente o esforço do país em vacinar está centrado na população adulta”, explicou.
“Propomos em um mês vacinar com a primeira dose todas as crianças de Cuba e isso vai garantir altas coberturas e forma parte da estratégia que tem o país para reiniciar o curso escolar e para contribuir que retornemos à normalidade”, disse.
Vietnã compra vacinas cubanas
O presidente do Vietnã, Nguyen Xuan Phuc, encontra-se em Cuba, e está fazendo acordos e parcerias com o governo cubano. Ontem, 20, o governo vietnamita publicou resolução para a compra da vacina Abdala contra a Covid-19, produzida pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Cuba. O objetivo é importar 10 milhões de doses da vacina. Dia 18 deste mês, o Ministério da Saúde vietnamita aprovou essa importação para uso de emergência e controle da enfermidade no país.
Cuba e Vietnã firmaram esta semana acordos de cooperação em biotecnologia, agricultura, desenvolvimento rural e telecomunicações. Durante o encontro entre Nguyen Xuan Phuc e o primeiro ministro de Cuba, Manuel Marrero Cruz, ambos defenderam a continuidade de cooperação bilateral em setores, como Saúde e produção biofarmacêutica, especialmente transferência de tecnologia de vacinas contra a Covid-19.
Domingo, 19, o Grupo Empresarial das Indústrias Biotecnológica e Farmacêutica de Cuba e a companhia vietnamita Sovico assinaram um memorando de entendimento para estabelecer alianças no campo de imunógenos anticovid-19 e tratamento de enfermidades crônicas não transmissíveis.
Deixe seu comentário