O embaixador de carreira Adolfo Curbelo Castellanos, 61 anos, nascido em Havana, é o novo encarregado de negócios de Cuba no Brasil. Ele substitui o diplomata Rolando Gómez Gonzáles, que voltou para a Ilha.
Castellanos é funcionário de carreira do Ministério das Relações Exteriores de Cuba. Já foi chefe da missão diplomática de seu país no Chile. No final do ano passado entregou suas credenciais ao Itamaraty e já trabalha com uma nova equipe cubana em Brasília.
O novo Encarregado de Negócios de Cuba no Brasil foi recebido recentemente pelo deputado Orlando Silva (PCdoB/SP), e ministro de Esportes nos governos Lula e Dilma Rousseff. A recepção de boas-vindas ao diplomata aconteceu na Câmara dos Deputados em um café da manhã que reuniu vários parlamentares do PC do B.
“Conversamos sobre temas importantes, como os interesses dos dois povos, em especial o enfrentamento da pandemia, avanço das vacinas cubanas, permanência do bloqueio dos EUA ao país e a situação política brasileira”, disse o deputado federal Orlando Silva, em suas redes sociais.