A estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, foi iluminada com as cores da bandeira de Barbados, para celebrar a declaração oficial do país como uma República.
O icônico marco brasileiro, sendo normalmente banhado por uma luz branca, foi visto azul e amarelo brilhante sob a cidade no dia 26 de novembro, em uma exposição realizada pela Arquidiocese Católica Romana de São Sebastião, Rio de Janeiro, e pelo Embaixador de Barbados no Brasil.
Tonika Sealy-Thompson, embaixadora de Barbados, afirmou: ”Este ano celebramos o 50º aniversário das relações diplomáticas entre Barbados e o Brasil. É também o ano em que Barbados poderá pela primeira vez escolher um dos seus próprios cidadãos para se tornar Chefe de Estado, e é uma honra absoluta ver a soberania da minha pátria celebrada pela grande nação que me acolhe, o Brasil, de uma forma tão bela.”
“A relação entre os nossos países pode ser traçada através das gerações passadas que migraram para o Brasil, muitas delas há mais de cem anos, para trabalhar nas ferrovias da Amazônia e para assumir o comércio em cidades como Manaus, Belém, e Porto Velho. Muitos dos nossos descendentes tornaram-se líderes na área de ensino e enfermagem.”
“Mas embora possamos ter ficado isolados uns dos outros pela passagem do tempo, as circunstâncias difíceis herdadas do colonialismo, bem como a língua, a renovação da nossa nação é tão boa como qualquer outro tempo para explorarmos o nosso passado”.
A república de Barbados foi declarada numa cerimônia, na segunda-feira, 29 de Novembro, na Praça Nacional dos Heróis em Bridgetown, retirando formalmente a Rainha Isabel II como Chefe de Estado, quase 400 anos após os primeiros navios britânicos terem aterrado na ilha das Caraíbas. A nova república continuará a fazer parte da Commonwealth.
* Com informações de Embaixada de Barbados.
Deixe seu comentário