A embaixada da Argentina em Brasília realizou ontem, 15, na parte externa de sua sede, um torneio de xadrez comandado pelo famoso enxadrista argentino Miguel Angel Quinteros. O evento, denominado Copa Confraternidad Argentina-Brasil, contou com a presença de crianças e adolescentes ligados à Federação Brasiliense de Xadrez. Eles jogaram em duplas, simultaneamente.
Na abertura da Copa Confraternidad, o embaixador Daniel Scioli, informou que o objetivo da rodada foi o de promover o xadrez, “um jogo apaixonante, comunicativo e integrador”. O diplomata elogiou Miguel Ángel Quinteros, de quem acompanhou toda a sua trajetória de sucesso no xadrez. “Faz mais de 40 anos que conheço esse grande mestre internacional e quando ele manifestou o desejo de estar em Brasília, vi uma oportunidade de realizar esse encontro com partidas simultâneas”.
Na avaliação do embaixador Daniel Scioli, o xadrez é importante porque promove valores, lida com estratégias para resolver problemas, tomar decisões e planejar tempo, além de ser um jogo em que se aprende a suportar pressões. Disse que sempre jogou xadrez, com seus pais, avós e filhos. O diplomata agradeceu a Federação Brasiliense de Xadrez por ter facilitado a realização do evento, com a participação e a concessão de tabuleiros e peças do jogo. Agradeceu também a presença das crianças, seus pais e convidados.
Famoso enxadrista – O jogador de xadrez Miguel Ángel Quinteros, de 73 anos, é argentino nascido em Buenos Aires. Aos 18 anos tornou-se o jogador mais jovem a vencer o Campeonato Argentino de Xadrez. Disputou por seis vezes, por seu país, as Olimpíadas de xadrez: em 1970, 1974, 1976, 1980, 1982 e 1984. Ganhou várias medalhas, prêmios e títulos nacionais e mundiais por seu desempenho, dentre eles, o Prêmio Konex em 1980 como um dos cinco melhores enxadristas da década em seu país, e o Prêmio Platinum Konex em 1990 como o jogador de xadrez mais importante da década.
Deixe seu comentário