Getting your Trinity Audio player ready...
|
A 6ª edição da Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG) ocorrerá em Genebra (Suíça) nos dias 14 e 15 de setembro de 2023, com o tema “Cooperação para a capacitação e avaliação da Agenda 2030 no serviço público”.
O evento promoverá atividades de capacitação, trocas de experiências institucionais e rodadas de aproximação, acerca de oportunidades de cooperação técnica na comunidade internacional. A iniciativa reunirá escolas de governo de diversos países como Brasil, Ilhas Salomão, Moçambique, Laos, Ruanda, Timor-Leste e Uganda, por meio de sete grandes encontros que promoverão debates de alto nível sobre “Agenda 2030, Avaliação, Escolas de Governo, Cooperação e Redes”.
A iniciativa está sendo organizada em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE); a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL); o Conselho Nacional de Secretários de Administração (CONSAD) e o Instituto Rui Barbosa (IRB). Busca debater a cooperação internacional como instrumento para alcançar a Agenda 2030 no serviço público brasileiro e global. Procura, igualmente, evidenciar o papel que as escolas de governo – instituições educacionais dedicadas ao desenvolvimento profissional de agentes públicos – podem exercer na construção de capacidades para a implementação da Agenda 2030.
A 6ª SAEG promoverá, ainda, um espaço de negociações para apoiar o estabelecimento de parcerias de cooperação entre escolas de governo do Brasil e escolas de governo estrangeiras, organizações e organismos internacionais. Os participantes terão a oportunidade de conhecer experiências estrangeiras, bem como compartilhar boas práticas desenvolvidas por meio de iniciativas de cooperação técnica.
Além do espaço de intercâmbio, que reunirá dezenas de organizações internacionais que tencionam estabelecer ações de cooperação com o Brasil, o evento contará com mais de 40 instituições brasileiras dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de organizações dos Tribunais de Contas e dos Ministérios Públicos de 18 estados brasileiros (e do Distrito Federal), nos três níveis federativos, com 23 metas distintas de cooperação.
O evento representa oportunidade para gestores públicos sêniores trocarem experiências e construírem agenda de cooperação internacional entre escolas de governo brasileiras e estrangeiras, com vistas ao fortalecimento de capacidades técnicas, tecnológicas e científicas.
As organizações estrangeiras que quiserem participar de ações de cooperação com o Brasil estão convidadas a se inscrever na 6ª SAEG. Na oportunidade, poderão ser apresentar suas boas práticas, de modo a contribuir para o esforço mundial de implementação da Agenda 2030 no serviço público brasileiro e global.