Desde 1917, o dia 6 de dezembro tem sido de extrema importância para o povo finlandês. Nesta data, a nação mais feliz do mundo celebra sua Independência. Com muito patriotismo, na Finlândia, a ocasião é marcada com decoração azul e branca, um baile de gala promovido pelo presidente e discursos.
Recém chegada ao Brasil, a embaixadora finlandesa, Johanna Karanko, recebeu convidados na embaixada em Brasília para festejar os 105 anos de soberania de seu país. A embaixadora informou que, como estabelecido pelo presidente de seu país, Sauli Niinistö, o lema da Independência deste ano é “Finlandia, uma nação que confia em si mesma”.
Segundo ela, “mesmo com todas as adversidades geradas pela pandemia da covid-19 e o conflito na Ucrânia, os finlandeses seguem firmes, fortes e comprometidos na luta por um mundo melhor e mais justo.” Karanko reforçou que o Brasil é o principal parceiro comercial da Finlândia na América Latina e que a cooperação científica e tecnológica e inovação são as principais vertentes das relações bilaterais entre os dois países.
Recentemente, a embaixadora esteve com o cônsul Kari Puurunen na cidade de Penedo, no Rio de Janeiro, para conhecer a única colônia finlandesa no Brasil. Na ocasião, teve a oportunidade de conversar sobre como preservar as tradições do país escandinavo naquela região.
O Secretário de Oriente Médio, Europa e África do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Kenneth Nóbrega destacou em seu discurso que “nossos países têm se engajado em áreas de cooperação estratégica como ciência e tecnologia, comunicações, comércio e consultas políticas”.
O diplomata comentou também que as relações entre Brasil e Finlândia são alicerçadas em um viés positivo e benéfico para ambos os lados e lembrou de algumas visitas de autoridades do governo finlandês ao Brasil no ano passado.
Na recepção foram exibidos vídeos do país nórdico, destacando suas belezas naturais e executados os Hinos Nacionais da Finlândia e do Brasil. Ao final do evento, os convidados puderam apreciar um coquetel com comidas típicas finlandesas.
Deixe seu comentário