O Consulado-Geral da China em São Paulo, em parceria com a Secretaria de Educação de SP, realizará a cerimônia de premiação do concurso de desenho “A China na Minha Vida” no dia 7 de outubro.
O evento, realizado na sede da Seduc-SP, inclui a apresentação da arte com temática chinesa produzida pelos alunos das escolas de São Paulo nas categorias Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais, e Ensino Médio. Ao todo, 54 desenhos foram premiados.
O objetivo do concurso é valorizar produções artísticas e culturais, a partir de desenhos produzidos por estudantes da Rede Pública do estado de São Paulo, e ampliar o conhecimento dos estudantes sobre aspectos culturais, econômicos, ambientais, políticos e históricos que estão relacionados à presença da China no país.
Os participantes apresentaram desenhos que demonstram como as contribuições da China estão enraizadas no estado de São Paulo e no Brasil por meio de aspectos como economia, cultura, história, gastronomia, de acordo com seu grupo:
Anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental: as contribuições culturais da China para o Brasil, tendo como referência a gastronomia, as festividades, as tradições, a música, o idioma, a arquitetura etc.
Anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental: a presença da China no Brasil em seus aspectos populacional e econômico, considerando, por exemplo, os movimentos migratórios entre China – Brasil e os fluxos de mercadorias entre os dois países.
Ensino médio: o impacto que as relações comerciais e diplomáticas com a China têm para o contexto brasileiro, considerando suas contribuições para processos produtivos (como na indústria e na agropecuária), para o desenvolvimento de novas tecnologias (com as parcerias entre universidades e outros centros de pesquisa, por exemplo) e para a balança comercial brasileira.
Deixe seu comentário