O cônsul-geral dos EUA em São Paulo, David Hodge, responsável pela relação dos EUA com os estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, recebeu dia 3 de fevereiro, a Medalha de Mérito de Fronteira, pela cooperação para combater crimes e comércio ilegal na Tríplice Fronteira.
Em junho de 2021, os Estados Unidos doaram mais de R$ 4 milhões, ou 20 toneladas, de equipamentos de proteção, suprimentos médicos, monóculos de visão noturna, coletes, câmeras termais, algemas e rádios de comunicação, entre outros, para as polícias civil, militar e federal do Paraná e Mato Grosso do Sul (NEPOM, BPFron, DOF e TIGRE). A doação ocorreu após um treinamento focado em patrulhamento de fronteiras, realizado em 2018 pelo Consulado dos EUA em São Paulo para 50 policiais, por meio do ATA (Antiterrorism Assistance Program), do Serviço Diplomático de Segurança (DSS). Esse treinamento faz parte de uma parceria robusta com as forças policiais que atuam na região da Tríplice Fronteira e que já treinou centenas de oficiais brasileiros.
A visita teve início na sede do NEPOM, em Guaíra (PR), onde o cônsul-geral foi recepcionado pelo chefe da Polícia Federal de Guaíra, Mário Cesar Leal Júnior, e assistiu à demonstração de alguns dos equipamentos doados, assim como a apresentações de representantes das forças policiais, que contaram alguns dos resultados já obtidos. A cerimônia de entrega da medalha, dada pelo Comandante da Polícia Militar do Paraná, Tenente Coronel André Cristiano Dorecki, aconteceu em Entre Rios do Oeste, na sede do Pelotão COBRA do BPFron.
“Estou muito honrado em receber essa medalha. A segurança é um dos pilares da relação entre Brasil e Estados Unidos e estou feliz de ver que nossa parceria está rendendo ótimos frutos”, afirmou o cônsul-geral David Hodge.

Com informações e fotos do BPFron.
Deixe seu comentário