Getting your Trinity Audio player ready...
|
O cônsul-geral de Portugal no Rio de Janeiro, Luís Gaspar da Silva, anunciou que está terminando sua missão no Brasil por “motivos de insegurança”. Ele foi designado como novo Embaixador do seu país na Namíbia.
O diplomata ficou menos de um ano trabalhando na capital carioca. Aos 63 anos de idade, chegou ao Brasil com uma grande bagagem no eixo diplomático, tendo passado por experiências no continente africano, na Europa e nas Nações Unidas.
O fator determinante para a mudança de ares foi o assalto que sua família sofreu em outubro do ano passado, quando foram feitos reféns na sua residência oficial, o Palácio São Clemente, no bairro do Botafogo, foi invadida por bandidos.
Conforme o site Mundo Lusíada, a situação “mexeu com a família de Luís Gaspar da Silva, que, por motivos de segurança, decidiu deixar o Rio de Janeiro e partir para um novo destino diplomático”.
Na ocasião, Luís Gaspar foi contato pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva. Ele reforçou que o episódio não contou com “exercício de violência, nem feridos, mas foram furtados vários bens pessoais do senhor embaixador”.
O Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro realiza centenas de atendimentos mensais, passa a ser liderado pelo cônsul-geral adjunto, João Marco de Deus, que está no cargo há cerca de cinco anos. A designação do novo titular da missão diplomática deve ocorrer em abril deste ano.