O reitor da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Gilberto Carlotti Junior encontrou-se com o cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil.
Entre os diversos assuntos tratados no encontro, dia 26 de abril, estavam a realização de eventos científicos e culturais em conjunto, a continuidade de convênios e projetos de pesquisa, o desenvolvimento da Plataforma Científica Pasteur-USP e a inauguração do France Corner, no Centro Intercultural Internacional, prevista para junho.
“Para nós é uma satisfação manter essa intensa cooperação com a maior universidade do Brasil, com tantas possibilidades de projetos que apoiam a disseminação da cultura e da língua francesa”, afirmou o cônsul Yves Teyssier d’Orfeuil.
Carlotti reforçou a importância da relação acadêmica entre Brasil e França e lembrou da delegação francesa que contribuiu para a formação da USP. Pessoalmente, o reitor afirmou ter um carinho especial pela França já que sua primeira experiência profissional no exterior foi um estágio de seis meses em um hospital de Paris.
Participaram da visita a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite, e o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Sergio Persival Baroncini Proença. Acompanhando o cônsul, estavam a adida para Ciência e Tecnologia, Nadège Mézié; o adido para Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil, Patrice Pauc; e o diretor adjunto do Campus France, Thierry Valentin.
* Matéria publicada originalmente por Erika Yamamoto, no Jornal da USP.