Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) recebeu na terça (25/06) uma comissão de representantes do estado da Palestina, liderada pela chefe do departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde do país, Samah Sadeq Jaber. O encontro contou com o presidente e secretária-executiva do CNS, que discutiram iniciativas de apoio ao povo palestino no âmbito da saúde pública e do cumprimento de tratados e acordos internacionais.
A autoridade palestina está no Brasil em função do 1º Congresso Brasileiro de Psicologia e Migração, e tem articulado com entidades e movimentos de saúde do país pela respeito aos direitos humanos e apoio ao povo palestino, frente aos ataques em curso no país. Samah também está lançado um livro de sua autoria sobre a saúde em meio ao genocídio em Gaza.
“É um momento muito delicado para o povo palestino, não só pelo genocídio mas seus três instrumentos prinicipais de fazer vítimas – bombardeios diretos, sendo estruturas de saúde alvos constantes, prisão de médicos e profissionais de saúde e a fome intencional”, afirmou.
A representante palestina está em diálogo no Brasil com representações de profissionais dispostos a ceder apoio humanitário, em uma rede de solidariedade mundial. Ela também chamou atenção para a necessidade de cumprimento de acordos internacionais existentes que versam sobre o respeito aos direitos humanos.
A vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia, Alessandra Santos de Almeida, defendeu a necessidade de uma recomendação específica do CNS que verse sobre o respeito e cumprimento desses acordos.
A sugestão foi bem recebida pelo grupo, e complementada pelo presidente do CNS, Fernando Pigatto: “Essa é uma causa do CNS, e temos documentos que abordam a defesa do território e do povo palestino. É importante que as comissões do CNS se envolvam com o tema na elaboração dessa recomendação”. Pigatto também destacou o reconhecimento da Palestina como estado-membro feito pela 77ª Assembleia Mundial de Saúde, fato acompanhado pela delegação brasileira em Genebra.
Também participaram da reunião a presidenta da União Brasileira de Mulheres, Vanja Andréa Santos, a secretária de juventude da Federação Árabe Palestina no Brasil, Maynara Nafe, e representantes da embaixada da Palestina no Brasil.
Uma minuta de recomendação deve ser elaborada pelas comissões do CNS para avaliação de conselheiras e conselheiras em plenário, durante a reunião a Reunião Ordinária do Conselho.
Fonte: Ascom CNS