De 22 a 24 de agosto, a UNESCO no Brasil organiza, em parceria com o Centro Internacional de Estudos Árabes e Islâmicos (CEAI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a 1ª Conferência Internacional Arab Latinos!. O evento internacional será realizado na UFS, em São Cristóvão (SE), e tem como tema: Migrações e Solidariedades.
A programação terá início na noite da próxima terça-feira, 22, com a Cerimônia de Abertura, que contará com a presença de diversas autoridades, a exemplo do Reitor Valter Santana, do Governador Fábio Mitidieri, do Vice-Presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, representantes da UNESCO, embaixadores e convidados internacionais. Na abertura do evento também acontecerá um Concerto Musical Árabe-Nordestino, que promete mesclar de forma inédita, as tradições culturais/musicais das duas regiões, com artistas da música árabe e artistas sergipanos.
Já na quarta-feira, 23, a programação será aberta ao público e contará com palestrantes da Argentina, México, Chile, Colômbia e Palestina. Diversos Workshops também ocorrerão, com temáticas sobre Literatura LatinoÁrabe, Música e Cinema LatinoÁrabe.
MARTINHO DA VILA
No mesmo dia (23), a Conferência da UNESCO contará com a participação do cantor Martinho da Vila, que participará da Mesa 2: “Memórias Interculturais: uma conversa com Martinho da Vila”. Na sequência, a partir das 19h30, o artista receberá o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. A apresentação cultural “Os Bacamarteiros de Carmópolis (Povoado Aguada) também estará presente e ampliará as ligações culturais da noite.
Para finalizar, no dia 24, no turno da tarde, os debates com as Mesas: “Memória, Território e Direitos Culturais”, com o cineasta palestino, Kamal Aljafari e “ Encontros literários: nas trilhas dos Malês”, com a renomada escritora, Ana Maria Gonçalves. Em seguida, a sessão de encerramento e a apresentação cultural “Homens Parafuso”, e o anúncio de novos projetos promovidos pela UNESCO.
A população da diáspora árabe que vive na América Latina e no Caribe atualmente conta com mais de 20 milhões de pessoas. A UNESCO, considerando a sua contribuição para o caráter multicultural da região, criou em 2022 a iniciativa Arab Latinos! e, neste ano, organiza a sua 1ª Conferência Internacional.
Inscrições e mais informações no link.