Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em 13 de fevereiro, outra provocação e uso da força pelas forças armadas do Azerbaijão na fronteira com a Armênia resultou em quatro mortos e um ferido.
Apesar da declaração das autoridades competentes da República da Armênia, em 12 de Fevereiro, afirmando que as imagens publicadas pelos meios de comunicação do Azerbaijão no mesmo dia e a informação de que os guardas de fronteira da República da Armênia feriram um militar do Azerbaijão na área de Kapan estavam a ser investigado, o lado azerbaijano realizou ações agressivas na manhã de 13 de fevereiro.
Isto indica que o Azerbaijão está à procura de pretextos para uma escalada na fronteira. Estas ações de uso da força foram precedidas por declarações belicosas da liderança militar e política do Azerbaijão, bem como por atividades preparatórias de informação e propaganda nos últimos dias. A liderança do Azerbaijão tenta constantemente perturbar os esforços dos intervenientes interessados na estabilidade e segurança no Sul do Cáucaso para retomar as negociações que visam a normalização das relações Armênia-Azerbaijão.
Condenamos veementemente estas ações do Azerbaijão recorrendo a provocações militares, apelamos à abstenção de medidas que desestabilizem a situação e ao regresso às negociações. Mais uma vez, reafirmamos as propostas anteriormente apresentadas pela parte Arménia para implementar medidas fiáveis destinadas a aumentar a segurança fronteiriça.
*Comunicado da Embaixada da Armênia no Brasil.