Getting your Trinity Audio player ready...
|
De 4 a 8 de novembro de 2024, o Comitê Militar da OTAN esteve no Catar para uma série de compromissos de alto nível e visitas às instalações de educação e treinamento militar do Catar. Esta visita marcou a primeira vez que o Comitê Militar da OTAN viajou ao Catar. Os compromissos de alto nível que ocorreram durante a visita envolveram o Vice-Primeiro-Ministro e Ministro de Estado para Assuntos de Defesa, Sua Excelência Dr. Khalid bin Mohamed Al Attiyah e o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Catar, Tenente-General Salem bin Hamad bin Aqeel Al-Nabit. O objetivo da visita era discutir a cooperação estratégica e operacional em andamento e futura entre o Catar e a OTAN.
A visita começou com reuniões de alto nível com Sua Excelência Dr. Khalid bin Mohamed Al Attiyah, Tenente-General Salem bin Hamad bin Aqeel Al-Nabit e Presidente do Comitê Militar da OTAN, Almirante Rob Bauer. Nas reuniões, eles discutiram o comprometimento da OTAN com uma forte parceria com o Estado do Catar, bem como elogios ao comprometimento aprimorado do Catar com a cooperação militar com a OTAN. O Almirante Bauer declarou: “Desde que o Catar se juntou à iniciativa de Cooperação de Istambul em 2005, trabalhamos juntos para aumentar a segurança e a estabilidade nesta região e além. Neste ambiente de segurança cada vez mais complexo, a cooperação entre os Parceiros é mais importante do que nunca”.
O Tenente-General Al-Nabit enfatizou a importância da parceria do Catar com a OTAN: “A parceria entre o Estado do Catar e a OTAN é incomparável. Estamos vivenciando uma cooperação próxima no campo da diplomacia de defesa, treinamento, educação e operação. O Catar é um parceiro ativo em vários programas da OTAN. Pretendemos expandir nossa cooperação para o benefício do Catar, da OTAN e do mundo inteiro”.
Após um dia inicial focado em discussões com autoridades do Catar e apresentações das Forças Armadas do Catar e da OTAN, os dias subsequentes foram dedicados a visitar instalações dedicadas ao treinamento dessas forças. Essas visitas começaram com o 401 Integrated Training Center, uma instalação totalmente nova projetada para treinamento de forças especiais, incluindo uma vila simulada, um complexo de embaixada, treinamento de queda livre, direção e diferentes campos de tiro, e até mesmo um Airbus A300 dedicado a simular cenários de reféns.
Outras visitas incluíram o Military Police Camp, bem como o Al Zeem Mohamed Bin Abdullah Al Attiyah Air College, dedicado à educação e treinamento de todas as funções dentro da Força Aérea, incluindo pilotos, controladores de caça, controladores de tráfego aéreo e pilotos de drones para as Forças Armadas do Catar. Ele também atende membros de outras nações que enviam seus alunos para este centro de educação e treinamento de última geração. Os Representantes Militares da OTAN também visitaram o Centro de Treinamento Brouq, com capacidades de treinamento de intervenção marítima, e, por fim, o Centro de Treinamento de Guerra Conjunta, onde o Comitê Militar aprendeu sobre seu papel tanto no Conceito de Capacidades Operacionais (OCC) quanto nos Centros de Treinamento e Educação de Parceria (PTECs).
Em suas observações finais, o Almirante Bauer expressou gratidão às autoridades militares do Catar por sua notável hospitalidade e pelas capacidades impressionantes que demonstraram: “Com base no que vimos esta semana, especialmente de seus jovens líderes inspiradores, homens e mulheres, posso dizer honestamente que o futuro, seu futuro, está em boas mãos. E combinado com suas instalações de classe mundial, seu comprometimento com a educação e treinamento, e com o trabalho com outros, incluindo a OTAN, estou confiante de que novos marcos estão por vir em nossa cooperação com o Catar.”
Fonte: OTAN.